Notícias

Empresas

Reinhold Claas morre aos 91 anos

13/06/2022

Partilhe:

Reinhold Claas faleceu no passado dia 7 de junho, aos 91 anos, "deixando a família Claas, acionistas, Conselho de Administração e empregados profundamente entristecidos". Engenheiro industrial de profissão, Reinhold Claas era o terceiro filho de August Claas, fundador da empresa, e de Paula Claas, e iniciou o seu trajeto em julho de 1957 na fabricante alemã de máquinas agrícolas, para a qual entrou juntamente com o irmão Helmut Claas.

A atividade principal que desempenhou esteve ligada ao desenvolvimento de enfardadeiras e colhedoras de forragem e, até aos anos 70 do século passado, encarregou-se ainda de cumprir a mesma missão na fábrica construída em Metz (França), onde também ampliou o centro de produção e todas as restantes áreas. "Todos os que conheciam Reinhold Claas, apreciavam-no pela sua humildade e autoconfiança. As pessoas e o bem-estar da empresa familiar sempre foram a sua principal prioridade. Com a sua ação determinante em certas fases importantes da história da Claas, contribuiu significativamente para o nosso êxito atual", explicou, num comunicado enviado à imprensa, Thomas Böck, atual diretor-geral da Claas.

Mas Reinhold Claas tem obra feita também para além da Claas: em 1958, tornou-se gerente de duas empresas fabricantes de rolamentos - uma na Suíça com 250 empregados e outra em Muderkingen (Alemanha) com 550 - e dirigiu-as até à década de 90 do século passado. O último acionista da segunda geração da família, que ajudou a construir a Claas no pós-Segunda Guerra Mundial, foi ainda o impulsionador da aquisição da Josef Bautz, empresa especialista em maquinaria de forragem, em 1969.

Pai de dois filhos, Volker Claas (que faleceu em janeiro deste ano, com 57 anos) e Rüdiger Claas (será o seu sucessor), Reinhold Claas esteve ainda ligado a várias organizações desportivas, especialmente de futebol e andebol, e ocupava ainda um cargo no Conselho de Supervisão e em dois Conselhos Consultivos da Claas.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos