Notícias

Mercados

Registo de tratores novos mantém-se em queda

27/05/2025

Partilhe:

Cumpridos que estão os primeiros quatro meses de 2025, os números do IMT, reunidos e divulgados pela ACAP, mantêm a retração do mercado de tratores agrícolas, em Portugal, com apenas 1355 unidades novas matriculadas. Número que, diga-se, representa uma queda de 33,5% face às 2103 unidades matriculadas no período homólogo de 2024, confirmando, assim, aquilo que a generalidade dos intervenientes no sector têm já como certo: a falta de quadros de apoio para compra de máquinas agrícolas, a par da instabilidade política, colocaram o mercado num suspense ainda sem fim à vista.


Apesar do sentimento negativo, referência para as prestações positivas de marcas como a TAFE, que conseguiu aumentar em mais de 39% a sua prestação comercial face a 2024, e, principalmente, a Startrac, com uma subida de 240% face a igual período de 2024. Resultados que contrariam uma tendência claramente negativa que domina o sector e que é liderada por marcas como a Massey-Ferguson, com menos 61% de tratores vendidos, ou a Same, com uma queda de mais de 55% no número de matrículas novas, face ao período homólogo de 2024. E nem mesmo a líder do mercado Solis conseguiu ficar imune, ao perder mais de 14% nas vendas, face a 2024.

 



 

Reboques agrícolas em desaceleração

Ao contrário dos tratores, o mercado dos reboques agrícolas continua, em Portugal, em terreno positivo, resultado de um crescimento que, somados os primeiros quatro meses de 2025, é de 24 unidades. Número que, no entanto, também esconde uma mais recente desaceleração.

Contabilizadas as matrículas registadas de janeiro a abril no IMT, são já 492 os reboques agrícolas novos vendidos em Portugal, o que significa um aumento de 24 unidades, face ao resultado registado nos primeiros quatro meses de 2024.
Contudo, igualmente de realçar, é o facto desta subida resultar, principalmente, de um excelente arranque de ano, com um total de 133 unidades vendidas, só em janeiro. Número que, no entanto, acabou sendo suplantado em Abril, mercê dos 142 reboques matriculados, 49 dos quais entregues pela líder de mercado Herculano. A qual só não conseguiu, com este registo, igualar ou até mesmo suplantar os 58 reboques registados pela Rates no primeiro mês de 2025. E que, aliás, foi o melhor resultado do ano, até ao momento.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos