Notícias

Empresas

Recorde de vendas da Claas não evita quebra global de 67,7%

22/12/2022

Partilhe:

O Grupo Claas divulgou os seus resultados financeiros relativos a 2022 e as dificuldades ficaram espelhadas em quase todos os parâmetros avaliados: pese embora tenha sido batido um recorde nas vendas - 4.900 milhões de euros, mais 100 milhões do que o que fora alcançado em 2021 - a fabricante alemã de máquinas agrícolas apresentou um lucro líquido consolidado de 88,1 milhões de euros (166M€ antes de impostos), o que se traduz numa quebra de 67,7% em relação aos 272,6 milhões de euros (357M€ antes de impostos) em 2021. 

Na reunião anual do Grupo, que teve lugar em Harsewinkel a 14 de dezembro, a Claas não escondeu que estes resultados são "essencialmente fruto da perda de valor no Leste da Europa, como consequência da instabilidade geopolítica que se faz sentir naquela zona do Globo, acrescentando a isso as interrupções criadas nas cadeias de abastecimento em quase toda a Europa."

"O ano de 2022 criou-nos um enorme desafio em todos os sentidos. Nesta difícil conjuntura, demonstrámos o quão resistente é o nosso modelo de negócio. Cumprimos com os nossos objetivos e mostrámos um enorme compromisso pessoal para com os nossos clientes, provando-lhes que a nossa visão irá ajudá-los a serem melhores no trabalho de campo. Cumprimos ainda a 100% a nossa promessa de colheita com os nossos clientes. Por isso, todos os funcionários e sócios distribuidores merecem o meu agradecimento", afirmou Thomas Böck, Diretor Executivo do Grupo Claas.

Perspetivas animadoras para 2023
Apesar da quebra global, o aumento verificado na faturação deixou os responsáveis da Claas otimistas para 2023, ainda que a incerteza continue a fazer parte dos desafios futuros. "Para o exercício de 2023, a Claas prevê um crescimento nas vendas e nas receitas, apesar das incertezas atuais. A empresa espera que a procura por maquinaria agrícola continue estável, especialmente nas na Europa Central e Ocidental, principais regiões de vendas, assim como na América do Norte. O número de pedidos internacionais para os próximos meses continua a estar acima da média, pelo que prevemos a continuação de um forte crescimento na América do Norte, sobretudo graças ao aumento da gama de colhedoras e tratores. Os investimentos no aumento da rede mundial de produção e distribuição, assim como em tecnologias inovadoras como a digitalização e a agricultura autónoma, vêm reforçar a nossa posição no mercado de forma duradoura", pode ler-se no comunicado emitido por uma das maiores fabricantes de maquinaria agrícola no Mundo.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos