Notícias

Empresas

“O setor agrícola é muito mais técnico do que o ligeiro”

23/05/2023

Partilhe:

O nome Servidiesel surgiu em 1994 mas a empresa já existia há mais de uma década. Em 1998 passou a ser um Serviço Oficial Diesel Bosch. “Foi uma nomeação muito importante para nós porque nos colocou na “1ª divisão”. Somos apenas 14 as empresas em Portugal e 500 em todo o Mundo. Estar neste patamar obriga-nos a um rigor e investimento muito grandes, pois existem auditorias e controlos constantes por parte das fábricas”. Quem o afirma é Diogo Bordalo, Responsável Técnico do Diesel Center e Manager da Servidiesel, filho do fundador da empresa, Amadeu Bordalo, da qual também faz parte Patrícia Bordalo, Responsável pela Área de Vendas e Apoio ao Cliente.


Reparar e reconstruir: mais económico e ambientalmente sustentável
O principal negócio da empresa, que conta com 40 colaboradores - é, ao dia de hoje, a reparação de sistemas diesel (bombas injetoras e injetores), turbocompressores e filtros de partículas. “A nossa missão é ser um prestador de serviço de excelência em todas as áreas em que estamos presentes”, explicou Amadeu Bordalo. “O nosso trabalho diário é feito maioritariamente com máquinas que estão fora dos períodos de garantia. O concessionário ou a oficina verifica qual o problema e enviam para nós. Nós desarmamos, fazemos o orçamento, e reparamos o componente. Ao invés de ser necessário colocar uma peça nova, ou reconstruída, com valores mais altos, há a possibilidade de uma reparação oficial, que é muitas vezes até mais rápida por ser feita cá em Portugal. Assim, somos a solução mais económica com qualidade de fabricante com o menor impacto ambiental”, resumiu.


Equipamentos de última geração
Por isso, a empresa tem vindo a apostar em equipamentos de reparação diesel nomeadamente em equipamentos de testes, reparação, afinação e calibração de injetores common-rail de última geração. “Em 2015, devido às exigências do common-rail houve a necessidade de criarmos uma sala denominada “limpa” para fazermos a montagem destes injetores. Falamos de componentes que trabalham acima dos 2000 bares...”, explicou Diogo Bordalo. “Ao nível dos turbos, tem havido uma evolução muito importante dentro da empresa. Praticamente triplicámos a dimensão das nossas instalações. Todos os nossos equipamentos de aferição são da inglesa Turbo Technics Ltd, uma referência na área”. Finalmente, sobre os filtros de partículas, Diogo Bordalo explicou que é uma área mais recente na Servidiesel. “Foi algo que iniciámos há cerca de 8 anos porque verificámos que muitos turbos partiam devido à obstrução dos filtros de partículas. Assim, adquirimos um banco de ensaio que nos permite fazer a limpeza e a regeneração”.

Para trabalhar com equipamentos de tecnologia de ponta, a empresa conta com uma equipa bastante jovem. “Hoje, com a evolução tecnológica, precisamos de uma equipa jovem capaz de trabalhar com os equipamentos que temos, sobretudo nos laboratórios”, revelou o Responsável Técnico. “Em resumo, somos o mais completo especialista para sistemas diesel, contando com a autorização da Bosch para o serviço pós-venda e podendo efetuar intervenções nos componentes diesel dentro dos períodos de garantias dos principais fabricantes”, concluiu Amadeu Bordalo.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos