Notícias

Mercados

Mercado Europeu de tratores: matriculações 1º semestre de 2022

14/10/2022

Partilhe:

A Associação Europeia de Fabricantes de Maquinaria Agrícola (CEMA) publicou o seu relatório semestral relativo ao mercado de tratores nos mercados europeus no passado dia 22 de setembro, o qual damos nota neste artigo.

Clima de negócios melhora após forte declínio
No total, 108.000 tratores foram registados na Europa nos primeiros seis meses de 2022, de acordo com os números facultados pelas autoridades nacionais competentes. Deste total, 31.900 com uma potência igual ou inferior a 50 cv, e 76.900 com 51 ou mais cv. O CEMA considera que 81.800 destes veículos são tratores agrícolas, sendo os restantes uma variedade de veículos por vezes classificados como tal, onde se incluem ATVs, carregadores telescópicos e outros equipamentos. 

As matriculações de tratores no primeiro semestre caíram 8.1%, comparando com os primeiros seis meses de 2021. O número de máquinas registadas em cada mês do ano até à data foi inferior ao registado nos meses correspondentes do ano anterior. Apesar de 2022 ter começado praticamente em paridade com 2021, -2% em janeiro (vs jan2021) e menos-5% em fevereiro (vs fev2021), as disrupções que se seguiram, motivadas pela situação geopolítica, impactaram as matriculações nos meses seguintes, tendo caído de forma mais acentuada em março (-7%), abril (-12%), maio (-5%) e junho (-15%). Em boa verdade, na primeira metade de 2021 assistiu-se a uma subida pouco habitual das matriculações e, portanto, era esperada uma quebra no número de tratores registados na primeira metade de 2022 que, ainda assim, registou a segunda melhor marca em, pelo menos, oito anos.

Veja os quadros

Atrasos na produção continuam a preocupar
O número de tratores registados na Europa durante o primeiro semestre de 2022 teria sido, certamente, mais alto caso não continuassem as interrupções nas cadeias de abastecimento globais. Muitas são devidas ao impacto de longo-termo da pandemia Covid-19 mas pioraram depois de fevereiro de 2022 devido à atual situação geopolítica. Estas disrupções conduziram quer a estrangulamentos no fornecimento de matérias-primas e componentes para os fabricantes, quer ao aumento de preços desses mesmos bens.

Outra preocupação dos fabricantes está relacionada com o possível impacto das medidas pensadas para preparar a Europa para futuras perturbações no fornecimento de energia e subida dos preços: estas podem ter um impacto muito significativo na indústria das máquinas agrícolas e na sua base de abastecimento.

Produtos agrícolas sobem preço, mas dúvidas continuam
Durante os últimos meses a procura por tratores e outros equipamentos agrícolas tem-se mantido robusta na Europa, suportada por fortes preços das commodities agrícolas que, de acordo com o FAO Food Price Index, publicado pelas Nações Unidas, atingiu este ano preços nunca vistos. Não obstante, os agricultores também enfrentam desafios similares, com aumentos de preços em alguns insumos chave, como o combustível, fertilizantes ou alimentação animal. Sendo provável que a volatilidade dos preços se mantenha durante algum tempo, o futuro dos rendimentos agrícolas é muito incerto, apesar dos apoios propostos quer a nível europeu, quer nacional.

Descidas nas matriculações diferem consoante o segmento de potência
O registo de tratores agrícolas de janeiro a junho de 2022 esteve igual ou abaixo dos meses homólogos de 2021 na maior parte das faixas de potência, com exceção das máquinas mais pequenas (≤30cv). As maiores quebras registaram-se nos segmentos entre os 31 e os 130 cv; mais de metade dos tratores foram registados neste segmento de potência mas as matriculações caíram 16% entre 2021 e 2022. Para tratores acima dos 130 cv, os registos foram apenas 2% inferiores ao registado há um ano. Tendo em conta as perturbações da cadeia de abastecimento, esta tendência pode refletir tanto a disponibilidade de máquinas como a procura pelas mesmas.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos