Notícias

Teste em campo

Massey Ferguson 6718 S Dyna-VT, um 4 cilindros com 200 cv de potência

01/12/2016

Partilhe:

Por: João Sobral

Os MF 6700S substituem a série MF 6600. É acrescentado um S à designação para os diferenciar dos 6700 Global, uma linha de tratores com especificações mais básicas que a marca lançou há poucos meses.

6 modelos compõem a série
Neste segmento, a MF disponibilizava cinco modelos e adiciona agora mais um, o 6718S, que vem subir a fasquia em termos de potência. É mesmo anunciado pela marca como o trator de 4 cilindros mais potente disponível no mercado.
Fomos experimentá-lo na região de Orléans, no âmbito dos Testes em Campo organizados para o prémio Tractor of the Year®, já que este era um dos modelos presentes na lista de nomeados.

Motor atualizado para Tier 4F
O motor é o Agco Power de 4 cilindros, com 4,9 litros de cilindrada, já usado anteriormente, mas adaptado agora às normas de emissões Tier 4Final. Recorre a um sistema de tratamento de gases SCR+DOC.
Neste modelo, a gestão eletrónica de potência (EPM) consegue adicionar aos 175 cv de potência nominal, uma reserva adicional de 25 cv.

Transmissão Dyna-VT
O modelo que experimentámos estava equipado com a conhecida transmissão de variação contínua Dyna-VT, mas as transmissões Dyna-4 e Dyna-6 também fazem parte do catálogo, contando esta última com um ‘modo pedal’ através do qual a mudança de relações se processa de modo automático.

-ler-mais-

Cabine e tecnologia
A cabine possui suspensão mecânica e pode ser configurada com três diferentes níveis de equipamento. Um terminal touchscreen de 12” faz parte do pack disponível. 
A condução automática Auto-Guide 3000 e o sistema de telemetria AgCommand são tecnologias disponibilizadas pela marca na lista dos opcionais.

Hidráulico com mais capacidade
O sistema hidráulico apresenta uma capacidade máxima de elevação traseira que é agora superior. Passou de 8.600 para 9600 kg.
Pode ser configurado com 5 distribuidores (10 vias) atrás, e 2 distribuidores (4 vias) à frente. Um distribuidor traseiro de caudal contínuo (power beyond) também está disponível. Em termos de fluxo da bomba, a opção de maior performance vai agora até aos 190 L/min.

 

Especificações técnicas

 

Apreciação

À chegada ao terreno onde o pessoal da MF nos aguardava, comecei por constatar que na aparência não há nada a diferenciar esta série e a anterior, quando já era de esperar a renovação da linha estética adotada pela MF.
Experimentei o trator em trabalho de lavoura, tarefa em que se revelou muito disponível e estável, e com uma sonoridade diferente do habitual. Apesar de ter debaixo do capot o mesmo Agco Power, com a atualização do sistema de gases, o motor surge com uma sonoridade notoriamente mais silenciosa e suave.
De resto, a marca apostou sobretudo na continuidade, introduzindo melhorias de pormenor, com destaque para a maior performance do hidráulico.

Ver reportagem fotográfica alargada

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos