Notícias

Produto

Kverneland FlexCart, grande mas flexível

22/05/2018

Partilhe:

Com pouco tempo disponível, todos os trabalhadores fazem um pouco de tudo. Agora, até o semeador semeia cereais e...milho! Pois é, o Kverneland FlexCart chegou a Portugal e nós fomos ver como se comporta um dos maiores semeadores a trabalhar no nosso país.

Estamos quase em maio e, apesar de estar prevista chuva para o final da semana,a verdade é que está um dia de "nove horas ao pescoço" em Guilhabreu, Vila do Conde. Nesta localidade onde ainda se fazem sentir os ventos oceânicos que enrijecem as gentes do mar, há duas grandes atrações: a pista de drift e a vacaria da Sociedade Agrícola Teixeira do Batel. Fundada na década de 70 pelo Senhor Teixeira, a empresa é hoje gerida pelos filhos, Jorge e José Luís. “Começámos com cinco vacas”, conta o patriarca da família. Hoje são duas mil, 900 em lactação, e os robots tomaram o lugar de algumas pessoas. “Não têm férias, não têm horas, mas continuam a precisar de nós!”, esclarece.

Esta é a maior exploração leiteira do norte de Portugal, uma das maiores do país e, com tantas vacas, é necessário muito alimento. “Consomem sobretudo silagem, de erva e de milho”, conta José Luís, responsável pela vacaria e pela sementeira. “Como temos cerca de 200 hectares de terra, produzimos silagem, comprando fora algumas matérias primas para complementar a sua alimentação”, diz. “O leite não vive os seus melhores dias, é pago praticamente ao preço do custo de produção. Por isso, precisamos de fazer mais com menos.

Precisamos de polivalência, de flexibilidade”, explica. É no seguimento de “fazer mais com menos”, mais em menos tempo, e que um só elemento consiga fazer mais coisas que o Kverneland FlexCart chegou à Rua do Batel, em Guilhabreu. O FlexCart é um carregador multitarefa, de semente e fertilizante, rebocado, com uma capacidade de tremonha de 4300 litros, e preparado para equipar com diversos implementos para sementeira e fertilização. No caso da Sociedade Agrícola Teixeira do Batel, optou-se por trazer duas barras: uma Optima PH e-drive de precisão de 9m, 12 linhas para milho e uma barra CX-Ultra de 8 metros, para distribuição de semente para cereais.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos