Notícias

Tech

Kubota prevê lançar um trator a célula de combustível em 2025

24/07/2022

Partilhe:

O modelo anunciado pela Kubota será o primeiro trator a nível mundial movido a hidrogénio e deverá ser lançado na Europa e nos Estados Unidos, mercados que tradicionalmente são mais recetivos a máquinas com emissões zero.
De acordo com a marca japonesa, os tratores em desenvolvimento terão potências entre os 50 e os 100 cvs e apresentarão preços cerca de 40% mais elevados do que as principais alternativas a diesel.
Ainda menos explorada do que a dos veículos elétricos, a tecnologia das células de combustível (fuel cell) pode ser vantajosa quando aplicada a máquinas agrícolas, por disponibilizar maior autonomia e dispensar o peso e o custo associado à utilização de baterias. A propulsão elétrica está também nos planos da Kubota mas apenas para os modelos de pequeno e médio porte.
Recordamos que o funcionamento de uma célula de combustível parte do princípio eletroquímico no qual reagem dois elementos, o hidrogénio e o oxigénio para produzir eletricidade, sendo que o único elemento resultante do processo é água.
Em termos de logística, como as máquinas agrícolas são tendencialmente utilizadas num local específico, o hidrogénio pode ser uma solução interessante também devido à possibilidade de ser entregue por um fornecedor diretamente na exploração.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos