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Komatsu desvenda o protótipo Centiped

16/05/2022

O forwarder Centiped tem estado a ser desenvolvido com a preocupação de reduzir o impacto sobre o solo no decorrer da rechega, o que é conseguido através de um novo sistema de rastos com bandas de borracha e maior superfície de contacto.

O chassis com suspensão total é outro elemento que, em conjugação com os rastos, contribui para o conforto do operador e para alcançar uma velocidade de transporte mais elevada do que os forwarders atuais. A marca anuncia ainda que, devido a estas características, a capacidade de carga é superior à do forwarder Komatsu 855.

No que respeita à produtividade, a Komatsu comunica que fez simulações a apontarem para uma redução do consumo até 15% com este sistema de rastos. Quanto à possibilidade de a máquina passar para uma fase de produção em série, é uma decisão que não está ainda tomada pelos intervenientes no projeto Centiped.

Não são raras as situações no nosso país em que as empreitadas de rechega de madeira resultam num significativo impacto, sobretudo quando os trabalhos são realizados no Inverno, o que pode tornar o conceito desta máquina adequado igualmente às condições portuguesas.

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