Notícias

Feiras e Eventos

Jopauto leva Clemens à Universidade de Évora

23/05/2023

Partilhe:

Desde que abrimos a nossa delegação em Vila Real, procurámos estreitar a nossa relação com as instituições de ensino”, começou por explicar Daniel Lopes, Responsável Comercial da Jopauto. “Primeiramente, por uma questão de proximidade, estabelecemos com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD), um protocolo para a integração de uma abordagem de campo nas unidades curriculares de viticultura e mecanização agrícola. No entanto, a nossa intenção sempre foi alargar este tipo de iniciativas a um âmbito nacional. Assim, conseguimos este ano replicar com a Universidade de Évora o protocolo que temos com a UTAD. Além desta parceria, queremos ainda estabelecer uma outra com o Instituto Superior de Agronomia, de forma a estarmos presentes em quase todo o território”.


“A ligação ao meio académico faz parte do plano estratégico da Jopauto, porque consideramos fundamental a partilha de conhecimento, além de ser uma forma interessante de marcar uma presença nacional das marcas que importamos junto daqueles que são os futuros agricultores. Acreditamos que, permitindo aos alunos terem acesso às inovações tecnológicas existentes e futuras, estaremos a contribuir para resolver problemas muito graves da nossa Agricultura, como a falta de mão de obra”, resumiu.

Pelo lado da Universidade de Évora, Anacleto Pinheiro, Professor Associado, destacou a importância da ligação entre o meio académico e o setor empresarial, algo que traz da sua experiência no Reino Unido e Estados Unidos da América. “Tentamos trazer para a Universidade de Évora e, nomeadamente, para a área da mecanização agrária, a abertura que uma Universidade deve ter para a criação e difusão do conhecimento também em parceria com as empresas ligadas ao setor”.


“As fundações desta parceria nasceram na última edição da Feira da Agricultura (2022), em Santarém. A partir daí, desenvolvemos contactos que resultaram na assinatura de um protocolo cujo objetivo é a difusão de conhecimento sobre este tipo de equipamentos junto da comunidade académica. E, assim, chegamos a este primeiro evento, que foi, primeiramente, pensado para alunos da Universidade de Évora, de três unidades curriculares, Agricultura de Precisão, Enologia e Agronomia, e depois estendido a profissionais do setor, contando com um total de cerca de 100 pessoas presentes”, finalizou Anacleto Pinheiro. 

A parceria entre a Jopauto e a Universidade de Évora pressupõe a organização de duas demonstrações em campo por ano, tendo a primeira lugar no final do primeiro semestre (março), e outra no final do ano letivo (junho), altura em que, além das máquinas de mobilização de solo poderão também ser realizados alguns tratamentos de sebe, como a desponta ou a aplicação de produtos fitofármacos.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos