Notícias

Empresas

John Deere Ibérica lança os dados para 2023: Nova reestruturação da rede de concessionários avança em Espanha

29/03/2023

Partilhe:

Eduardo Martinez de Ubago, diretor de negócio da John Deere Ibérica, abriu a conferência com uma análise do contexto global. “Incerteza” foi a palavra mais ouvida. Se o aumento do número de pessoas no Mundo afetadas pela fome (dados da FAO) leva à necessidade de produzir mais alimentos, por outro lado, os objetivos de sustentabilidade impostos por estratégias como a Farm to Fork, que não reduzem os custos de produção no curto prazo, criam um cenário ainda mais desafiante para todos os atores ligados à produção agrícola. Na visão da John Deere, a resposta está na inovação e tecnologia.

Assim, a nível global, o objetivo da empresa até 2030 passa por documentar digitalmente 75% das superfícies agrícolas cultiváveis, melhorar em 20% a eficiência de uso de azoto e dos produtos para proteção de culturas, e reduzir em 50% as emissões operacionais de CO2 da empresa.
 

2022 sólido a nível financeiro
Santiago Gonzalez, Controler da John Deere Ibérica, fez um balanço dos resultados financeiros da empresa a nível global e ibérico no ano 2022. “Foi um ano globalmente muito bom para a John Deere, como atesta a subida do valor das ações da empresa”, começou por referir. “Os resultados positivos estendem-se à John Deere Ibérica, que teve um crescimento de 13% em relação a 2021, graças à estabilidade conseguida ao nível comercial e a um crescimento da exportação da fábrica, sobretudo para os EUA”, explicou.  Em jeito de conclusão do balanço do ano, Gonzalez recorreu a uma citação do CEO da John Deere, John May: “Estes sólidos resultados financeiros de 2022 são uma homenagem aos nossos colaboradores, concessionários e fornecedores em todo o Mundo”.

Também com base em declarações do CEO, Santiago Gonzalez traçou as expectativas globais do fabricante de maquinaria agrícola e industrial para 2023: “Acreditamos que será um ano em que os mercados agrícolas e o crescente investimento em infraestruturas gerarão um nível alto de procura por equipamentos”, concluiu.
 

Bom ano de vendas em Portugal
Fazendo uma análise às vendas em 2022, em Portugal a John Deere registou um aumento de 23,87% em relação a 2021, num total de 550 tratores matriculados contra 444 no ano anterior. Nos segmentos que a marca denomina como “profissionais”, acima dos 120 cv, a John Deere obteve 42% de penetração no mercado dos 120 cv para cima, praticamente 1 em cada 2 tratores vendidos. O modelo mais vendido no nosso país foi o 5075E.
 

Rede de concessionários: reestruturação em Espanha já. Portugal só depois
“Sem escala é difícil que os concessionários se profissionalizem”, explicou Jaime Muguiro. Olhando para os resultados, é inegável que a estratégia que temos vindo a implementar há vários anos está a funcionar, pois toda a nossa rede se tem vindo a consolidar. Inclusivamente, provámos que quem apontava a perda de proximidade ao cliente final estava errado”, acrescentou antes de antecipar os próximos passos. “A inteligência artificial e todas as inovações que aí vêm requerem concessionários com grande envergadura, com capacidade de investimento e de atração de recursos humanos qualificados. Assim, iniciaremos a reestruturação da nossa rede em Espanha nos próximos 12 meses. Depois seguir-se-á Portugal”, terminou.

John Deere Parla Innovation Center já tem “inquilinos”
“Inovar de verdade requer espaços onde convivam mentes brilhantes, sejam de grandes multinacionais, de pequenos empreendedores ou de universidades”. Estas foram as declarações do diretor de negócio da John Deere há exatamente um ano. Decorridos 365 dias, o Centro, dotado de auditório, escritórios e campos de ensaio, conta já com Universidades, como a Politécnica de Madrid, instituições estatais, empresas, como a John Deere, BASF ou IDavid, e oito start-ups, com lugar marcado.
 

Novidades “eletrizantes” no maior evento tecnológico do mundo
O CES, o evento de tecnologia mais influente do mundo, foi o palco escolhido pela John Deere para apresentação de duas inovações: a tecnologia de sementeira ExactShot, que deposita a semente e coloca fertilizante no exato local onde a semente vai cair, tudo na mesma passagem e permitindo 60% de redução da aplicação de fertilizante; e uma escavadora 100% elétrica. Em 2026 chegará o primeiro trator agrícola de mais de 100 cv 100% elétrico e autónomo.
 

20 anos de parceria da John Deere Financial e o BPI em Portugal
Por sua vez, a John Deere Financial, a divisão financeira do fabricante de maquinaria, cumpre este ano 20 anos de colaboração com o Banco BPI, apoiando os clientes portugueses na aquisição de maquinaria John Deere, através da sua Rede de Concessionários. “Ao longo deste período foram mais de 5000 os clientes apoiados, num valor total que ultrapassa os 220 milhões de euros. Nos últimos anos, em média 60% dos tratores vendidos têm a nossa financiação”, explicou Sérgio Sousa, Gerente Regional de Vendas da empresa. Para celebrar este 20º aniversário, lançou uma campanha especial para financiar toda a sua gama de tratores, com benefícios adicionais para os clientes, aos que não aplicará nenhuma comissão de abertura, de gestão, assim como de cancelação. Ditos benefícios estarão disponíveis até 31 de outubro de 2023.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos