Notícias

Tech

John Deere apresenta See&Spray e as mais recentes tecnologias para culturas extensivas no Parla Innovation Center

18/09/2025

Partilhe:

A John Deere, líder mundial em maquinaria, soluções e tecnologia para os profissionais do campo, realizou a sua terceira edição de apresentação de novidades tecnológicas e de agricultura de precisão, este ano sob o lema “Do dado ao prato / From byte to bite: The Farm Changers”.
O tradicional encontro com os principais atores do setor transformou-se este ano numa semana completa, durante a qual passaram pelo John Deere Parla Innovation Center os produtores mais inovadores de Espanha e Portugal.

See&Spray: a maior revolução tecnológica na proteção de culturas

Uma das grandes novidades desta edição foi a primeira demonstração dinâmica em Espanha do See&Spray, considerada a maior revolução tecnológica na proteção de culturas.
Este sistema integra câmaras e componentes de hardware no chassis do trator ou na barra de pulverização, permitindo realizar um tratamento específico e localizado das infestantes.
Com recurso à Inteligência Artificial, a tecnologia permite poupanças até 70% em fitofármacos, representando ganhos em eficiência, sustentabilidade e custos. Esta inovação foi premiada na Consumer Electronic Show (CES) de Las Vegas, a maior feira tecnológica do mundo.

 

Agricultura de precisão e conectividade

Na primeira jornada, foram ainda realizados ensaios de outras tecnologias de precisão da marca:
- Planeamento do trabalho e envio remoto de mapas de prescrição, linhas de guiamento e parâmetros; Conectividade com visualização remota do ecrã do trator (RDA); Demonstração de sementeira de precisão em alta velocidade com a ExactEmerge.

Foram igualmente apresentados os avanços em documentação digital de operações agrícolas, assegurando a transferência automática e segura da informação para o caderno digital e para o SIEX, centralizando dados e melhorando a tomada de decisão.

“É possível alcançar os objetivos de sustentabilidade ambiental de forma compatível com a rentabilidade das explorações, mas não há atalhos. Não basta proibir matérias ativas, limitar a fertilização ou aplicar mais regulações. A chave está na inovação, na tecnologia e na transferência tecnológica”, afirmou Eduardo Martínez de Ubago, diretor de Negócio da John Deere Ibérica.

Participação de especialistas e instituições

O encontro contou também com painéis de especialistas, abordando:
- Culturas extensivas, por Francisco Montes (Yara); Culturas de alto valor, por Ignasi Iglesias (Agromillora); Análise da situação geopolítica, por Albert Rivera (RV+ Estrategia); Futuro da agricultura de precisão, por Doug Sauder, VP de Product Management da John Deere.

Entre os cerca de 150 participantes estiveram dirigentes de empresas agrícolas e representantes institucionais, incluindo: Luis Planas, ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação; Ana Rodríguez, secretária-geral de Recursos Agrários e Segurança Alimentar; Isabel Bombal, diretora-geral de Desenvolvimento Rural; Elena Busutil, diretora-geral de Produções e Mercados Agrários; Ramón Jurado, presidente da Câmara de Parla; Eugenia Ustinova, adida para Assuntos Agrícolas; John Coronado, conselheiro para Assuntos Comerciais da Embaixada dos EUA em Espanha.

John Deere Parla Innovation Center

A edição de “From byte to bite: The Farm Changers” decorreu no Parla Innovation Center (PIC), centro global de inovação da John Deere para culturas de alto valor, que integra mais de 25 atores do ecossistema agrotech, incluindo grandes empresas, startups e a Universidade Politécnica de Madrid (UPM), com apoio institucional da Câmara Municipal de Parla.

Em três anos de atividade, o PIC impulsionou mais de dez projetos dedicados a:
- Melhorar a eficiência na aplicação de água em rega; Desenvolver tecnologias de precisão para fertilização; Inovar na saúde do solo; Otimizar a eficiência de fertilizações orgânicas.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos