Notícias

Empresas

John Deere abre Centro Europeu de Inovação para culturas de alto valor

09/11/2022

Partilhe:

A John Deere fortaleceu a sua posição enquanto líder mundial no setor AgroTech com a inauguração do primeiro Centro de Inovação europeu especializado em culturas de alto valor: o novo John Deere Parla Innovation Center. Líder em máquinas e serviços avançados para o setor agrícola, a multinacional norte-americana remodelou 3.500m2 das instalações da sua sede corporativa em Parla (Madrid), onde terão lugar todos os agentes envolvidos neste processo de inovação: empresas líderes do setor, centros educacionais, instituições públicas e startups irão coexistir num modelo de inovação aberta.

O Centro de Inovação John Deere Parla pretende reunir iniciativas empresariais relevantes para o setor agrícola e promover a inovação, sobretudo em culturas de alto valor em Espanha e Portugal, aproveitando o potencial desta atividade e o caráter estratégico para a Península Ibérica. A pesquisa do centro centrar-se-á especialmente em torno de cinco eixos:

  • Automação
  • Eletrificação
  • Conectividade
  • Inteligência Artificial
  • Sistemas Agrícolas Integrados.

A cerimónia de abertura do John Deere Parla Innovation Center contou com a presença de várias personalidades dos mais diversos ramos, destacando-se Markwart von Pentz, Presidente da Divisão de Agricultura e Turf da John Deere, e Alejandro Sáyago, Vice-presidente de Vendas e Máquinas Agrícolas e Espaços Verdes da John Deere, tendo ambos demonstrado o seu apoio ao trabalho desenvolvido por Eduardo Martínez de Ubago, Diretor de Negócios da John Deere Ibérica.

Mais de 25 entidades envolvidas
Desde a inauguração, o Centro de Inovação contou com o envolvimento de mais de 25 entidades - AGQ Labs, Agromillora, Azud, BASF, ID David, Metos, Teyme Group ou Yara, entre outras - que vão agora colaborar de forma mais estreita para avançar no caminho para a agricultura do futuro. No campo institucional, o centro conta com a colaboração da Câmara Municipal de Parla, que deverá promover iniciativas empresariais e convergir na captação de financiamento público para o desenvolvimento de projetos de inovação.

“O centro de inovação é um espaço de trabalho no qual cada um dos atores envolvidos contribuirá com o seu conhecimento para desenvolver soluções avançadas ao serviço da sustentabilidade e produtividade do setor. Será um trampolim para a consolidação de iniciativas de colaboração público-privadas, um hub de talentos, uma incubadora de startups de inovação e um centro de difusão, conhecimento e transferência de tecnologia”, explicou Eduardo Martínez de Ubago.

 

Criação da John Deere Business Chair
O Centro de Inovação John Deere Parla dará também espaço a instituições de formação e universidades. No âmbito do evento, a John Deere e a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) assinaram um acordo para a criação da John Deere Business Chair, através da qual serão canalizadas ações de formação, bolsas de doutoramento e investigação e ainda diversas atividades de formação. 

Parla, localização estratégica pela importância do mercado ibérico
A Espanha e, mais precisamente, a zona de Parla foi eleita pela multinacional norte-americana como o local ideal para localizar o Centro de Inovação por vários motivos. De um modo geral, pela importância do setor agroalimentar espanhol e, em particular, pela importância que a Espanha tem no mercado mundial de culturas de alto valor: é o primeiro produtor de azeite, um dos maiores produtores de vinho, frutas e legumes, a terceira líder mundial em empresas AgroTech (depois dos EUA e da Índia), e uma grande referência em culturas lenhosas.

Desde a inauguração em 2009, este complexo de 60.000m2 albergou a Unidade Comercial John Deere Ibérica, bem como os escritórios da John Deere Financial, braço da multinacional que se encarrega de oferecer soluções de financiamento a profissionais agrícolas. Com um investimento equivalente a 10 milhões de euros, o Centro de Inovação coexistirá com a sede da John Deere Ibérica e ocupará especificamente todo o piso térreo do complexo, mais de 50% da área construída, o que equivale a cerca de 3.500m2.

As instalações têm mais de quatro hectares de terra arável como campo de testes, onde foram plantadas variedades de vinha, hortícolas, olivais, amendoeiras e pistácios de última geração, de forma a simular testes reais de tecnologias que são desenvolvidas no centro. Além disso, todos os profissionais e estudantes que se deslocarem ao complexo vão ter acesso a zonas específicas de trabalho como um auditório de 800m2 ou 5 salas de reuniões totalmente equipadas para receber workshops e treinos da John Deere Chair. Dispõem ainda de um restaurante com uma área de 500m2.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos