Notícias

Tech

Horsch desenvolve e vai testar transportador agrícola autónomo

30/04/2021

Partilhe:

A inovação na agricultura é uma realidade cada vez mais presente e sê-lo-á ainda mais no futuro, até porque os principais fabricantes de máquinas agrícolas têm noção da importância do desenvolvimento tecnológico para beneficiar o trabalho dos agricultores.

A Horsch, fabricante alemã de máquinas de cultivo, deu mais um passo nesse sentido ao revelar ter criado um tranportador agrícola completamente autónomo - não possui, sequer, cabine para o condutor nem eixo dianteiro de direção - que poderá ser adaptado a várias funções no meio.

Foi o próprio Philipp Horsch, diretor-geral da fabricante alemã, que deu a conhecer a nova máquina nas redes sociais, fazendo despertar uma onda de interesse na mesma. O protótipo é colocado em andamento com correias de tração de borracha 'de meia-esteira' mas sem um eixo dianteiro de direção, o que pode levantar a questão de como é que é conduzido quando está rigidamente preso na parte traseira do chassis. E Philipp Horsch explica: "As esteiras podem ser montadas ou dispostas na construção da estrutura para girar em torno de um eixo vertical e, portanto, para serem dirigidas".

O diretor da marca alemã descartou ainda a utilização de pequenos robots por ser impraticável em termos de logística da máquina e dispendioso na questão da manutenção da mesma. "O objectivo desta invenção é, sim, criar um transportador agrícola autónomo cuja eficácia não seja reduzida, sem necessidade de qualquer tipo de veículo de reboque adicional e, principalmente, sem exigir a presença de um operador em qualquer momento do trabalho de campo", concluiu o mentor desta nova criação.

Os testes à operacionalidade e eficácia desta máquina estão previstos para os meses de julho e agosto deste ano.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos