Notícias

Antigamente era assim...

Granit: De uma loja de ferragens para o Mundo

23/03/2022

Em 1923, Dietrich Fricke, ferreiro de profissão, funda em Heeslingen, no norte da Alemanha, uma empresa dedicada à venda de máquinas agrícolas. Trinta anos mais tarde, em 1953, devido à precoce morte do fundador, o seu filho Wilhelm Fricke, à data com 23 anos, assume o negócio da família. Apesar da sua juventude, Wilhelm consegue fazer crescer a empresa afirmando-se no mercado das ceifeiras-debulhadoras através da venda das primeiras Claas.

A 1 de Julho de 1966, fruto do crescimento conseguido, a empresa muda-se para as suas atuais instalações na rua  “Zum Kreuzkamp 7”, com uma oficina, armazém de peças e escritório. Em 1972,  a empresa toma uma decisão com um grande impacto no futuro da mesma: investe na compra de grandes quantidades de peças de reposição da Hanomag, empresa de Hannover que vira a sua produção descontinuada. Esta aquisição resultou numa expansão significativa do negócio, lançando o Grupo Fricke no comércio internacional de peças.

O ano de 1992 fica marcado pelo retirar de Wilhelm Fricke, que entrega a gestão do grupo ao seu filho, Hans-Peter Fricke que, juntamente com Holger Wachholtz, assume a administração da empresa. Entre 1993 e 2000, o Grupo expande a sua atuação para diversas áreas através da criação de várias empresas, diretamente e indiretamente ligadas à maquinaria agrícola. Uma destas empresas foi a Granit Parts, fundada em 1996 devido ao sucesso da comercialização de peças agrícolas, e dedicou-se à expansão à escala europeia, sendo os respetivos produtos vendidos sob a sua própria marca.

A experiência de comercialização e serviço pós venda de maquinaria agrícola, abriu as portas na venda de peças, uma vez que as necessidades e preocupações os nossos clientes são facilmente atendidas. Também em 1996, é criada a Gartenland GmbH, uma empresa especializada em equipamento de jardinagem. No ano 2000 é fundada a Saphir Maschinenbau GmbH, marca especializada na conceção, fabrico e comercialização de alfaias e equipamentos agrícolas.
 

No período que se seguiu, entre os anos 2000 e 2020, o foco principal do grupo foi o crescimento a nível internacional e o desenvolvimento logístico. A internacionalização da Granit Parts  iniciou-se com a abertura das filiais austríaca e neerlandesa, estando atualmente presente em todo o continente europeu.

O seu objetivo é assegurar o fornecimento de peças de reposição para todo o tipo de maquinaria agrícola e, consequentemente, uma rede de suporte ao cliente, no seu próprio idioma. Em 2012 foi concluída a  expansão do centro logístico da Granit Parts em Heeslingen, com um aumento da área útil de armazém de 50 000m2. Simultaneamente, foram também fundadas as filiais espanhola, romena, dinamarquesa e suíça.



A Hofmeister & Meincke, empresa fundada em 1908 por Friedrich Hofmeister e Richard Meincke, dedicada ao retalho de peças e componentes para veículos comerciais foi adquirida em 2013 pelo grupo Fricke. 2019 fica marcado pelo consórcio entre o grupo Fricke e a Jungheinrich, para a criação da TREX.PARTS, empresa dedicada ao comércio de peças de reposição para empilhadores.

No ano 2020 deu-se a implementação da representação da Granit Parts em Portugal. Através desta representação os clientes portugueses que até à data obtinham o suporte técnico e administrativo através da filial alemã, passaram a ter um suporte individualizado, no seu próprio idioma. Apesar do desenvolvimento do E-commerce ser crucial no ramo da mecanização agrícola, a Granit continua a apostar no suporte ao cliente, através de técnicos e comerciais especializados. A abertura da subsidiária portuguesa foi um compromisso pessoal do Hans Peter Fricke, ciente da importância do mercado português na produção de uma infinidade de produtos agrícolas de valor acrescentado.
 



Atualmente o grupo Fricke mantém-se como uma empresa familiar, onde os anos passam mas a tradição se mantém. Os dois filhos de Hans-Peter Fricke, Adrian e Philipp Fricke, encontram-se profissionalmente activos na empresa, o primeiro como responsável comercial no norte da Alemanha e o segundo como responsável pelo departamento de peças para maquinaria de construção e industrial, uma gama de produtos iniciada recentemente. Quase a comemorar 100 anos da sua fundação e após várias gerações o princípio do Grupo mantém-se: Proporcionar o melhor serviço ao cliente.

 

- Leia mais -

Pesquisa

Vídeos mais vistos