Notícias

Empresas

Grande, mas flexível: o Kverneland FlexCart chegou a Portugal

15/06/2018

Estamos quase em maio e, apesar de estar prevista chuva para o final da semana, a verdade é que está um dia de “nove horas ao pescoço” em Guilhabreu, Vila do Conde. Nesta localidade onde ainda se fazem sentir os ventos oceânicos que enrijecem as gentes do mar, há duas grandes atrações: a pista de drift e a vacaria da Sociedade Agrícola Teixeira do Batel.

Fundada na década de 70 pelo Senhor Teixeira, a empresa é hoje gerida pelos filhos, Jorge e José Luís. “Começámos com cinco vacas”, conta o patriarca da família. Hoje são duas mil, 900 em lactação, e os robots tomaram o lugar de algumas pessoas. “Não têm férias, não têm horas, mas continuam a precisar de nós!”, esclarece. Esta é a maior exploração leiteira do norte de Portugal, uma das maiores do país e, com tantas vacas, é necessário muito alimento.

Mais com menos

“Consomem sobretudo silagem, de erva e de milho”, conta José Luís, responsável pela vacaria e pela sementeira. “Como temos cerca de 200 hectares de terra, produzimos silagem,
comprando fora algumas matérias primas para complementar a sua alimentação”, diz. “O leite não vive os seus melhores dias, é pago praticamente ao preço do custo de produção. Por isso, precisamos de fazer mais com menos. Precisamos de polivalência, de flexibilidade”, explica.

É no seguimento de “fazer mais com menos”, mais em menos tempo, e que um só elemento consiga fazer mais coisas que o Kverneland FlexCart chegou à Rua do Batel, em Guilhabreu. O FlexCart é um carregador multitarefa, de semente e fertilizante, rebocado, com uma capacidade de tremonha de 4300 litros, e preparado para equipar com diversos implementos para sementeira e fertilização.

No caso da Sociedade Agrícola Teixeira do Batel, optou-se por trazer duas barras: uma Optima PH e-drive de precisão de 9m, 12 linhas para milho e uma barra CX-Ultra de 8 metros, para distribuição de semente para cereais.

Pontos Fortes

As principais vantagens do FlexCart são a sua manobrabilidade e velocidade de trabalho, a capacidade da sua tremonha, robustez, e a poupança no investimento: um FlexCart para diversos implementos.

Outros destaques:

  • Manobrabilidade e Velocidade de trabalho. Durante os testes realizados em Vila do Conde não foram ultrapassados os 11 km/h (terreno inclinado), no entanto, de acordo com responsáveis da marca, nas mesmas condições pode trabalhar de forma tranquila a 14/15 km/h. Viragens na cabeceira até 90° possíveis em tratores com uma largura até 2.85 m.
     
  • Capacidade da tremonha. A capacidade da tremonha de 4300 litros reduz o número de reabastecimentos necessários e aumenta consequentemente a performance de hectares por hora. A larga abertura da tremonha e a reduzida altura da mesma, de 2.17 metros, facilitam o abastecimento.
     
  • Robustez. O FlexCart está construído sobre uma estrutura resistente constituída por um tubo de secção quadrangular de 150 x 100 mm. A capacidade de carga máxima no eixo é de 7000 kg a 40 km/h. O sistema de travagem é hidráulico ou pneumático de duplo circuito. A ligação aos três pontos é de categoria 2 com capacidade de levantamento de 4000 kg. Possui uma distância ao solo elevada. O peso total da máquina varia entre 2900 e 3200 kg.
Pesquisa

Publicidade


Vídeos mais vistos

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER
SIGA-NOS
Rua Nelson Pereira Neves, Lj 1 e 2
2670-338 Loures - Portugal
abolsamia@abolsamia.pt
T (+ 351) 219 830 130
abolsamia, 2018 © Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Política de privacidade