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Galucho, em constante renovação

03/10/2018

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Adaptação constante aos mercados e às necessidades dos clientes

“A Galucho é líder destacado no mercado português a nível de equipamentos para mobilização de solo, continuamente há mais 60 anos. Temos uma capacidade de adaptação forte e uma solidez financeira que nos permite mudar de direção quando percebemos que é necessário. Foi esta capacidade para alterar o rumo dos acontecimentos que nos levou a fazer algumas adaptações ao nosso Plano Estratégico. No acompanhamento constante que fazemos aos nossos clientes, nacionais e internacionais, tentamos aferir o que valorizam mais na marca Galucho, e também os aspectos a melhorar. Percebemos que a Galucho é uma marca ainda mais forte do que julgávamos, e que temos que melhorar sobretudo o serviço ao cliente e a nossa capacidade de resposta tanto na entrega de máquinas como na de peças. Também percebemos que os clientes valorizam o facto de a Galucho, apesar da sua dimensão, continuar a ser uma empresa familiar com o capital social a pertencer a cem por cento à família Justino. Eu sou o único membro da terceira geração do fundador que tem presença no Conselho de Administração, sendo todos os restantes membros já da quarta geração. Conseguimos, no entanto, conciliar os interesses dos acionistas e a visão estratégica que todos temos para a continuidade da Galucho, com a necessidade de manter a empresa atualizada e eficiente sendo suportados por uma equipa de gestão profissional com a dimensão adequada.”

Mercados de exportação

“A nível internacional fomos tomando consciência de que não é o facto de procurarmos, a qualquer custo, estar em todos os mercados e definirmos objectivos de vendas ambiciosos que só por si nos faz crescer. Também aqui concluímos que é preferível aumentar a qualidade de serviço e adaptar a nossa gama a cada um dos mercados em que temos notoriedade e algum protagonismo, do que tentar impor a nossa gama de produtos em mercados para os quais não são apropriados ou que não têm expressão. Ao longo da sua história a Galucho exportou para mais de 70 países, mas não podemos, nem temos capacidade para estar em todos ao mesmo tempo. Queremos focar-nos nos mercados mais maduros, que nos permitem vendas mais regulares, onde sabemos hoje que temos lugar, mercados que exijam de nós. Por isso a nossa politica comercial na internacionalização passa por reforçar e encontrar novas parcerias para a distribuição em exclusivo em cada um dos mercados que definimos como prioritários. Parceiros que conheçam bem o seu mercado interno e as suas necessidades, que tenham capacidade financeira e competência, que façam crescer as nossa vendas e que, em contrapartida, também exijam da nossa engenharia a criação de modelos de máquinas adaptadas à agricultura local. Indo ao encontro desta nova orientação estratégica posso anunciar que firmámos um acordo de distribuição exclusiva dos equipamentos Galucho com a Farming Agrícola para o mercado de Espanha. A Farming Agrícola é uma empresa experiente e com uma estrutura comercial muito profissional, que comercializa também em regime de exclusividade para o mercado ibérico algumas das marcas alemãs mais conceituadas e encontrou na Galucho um complemento de gama que vai ao encontro da sua estratégia de crescimento no mercado espanhol. Com esta parceria, a Galucho reúne agora as condições para uma presença condigna naquele difícil e muito específico mercado, que há muito perseguia sem grande sucesso.
“Estamos também a reforçar o intercâmbio com outras empresas multinacionais, numa partilha de know-how que nos permitirá desenvolver e fazer avançar a nossa engenharia de produto. Conseguimos fazer máquinas muito específicas para cada mercado, o que nos permite chegar a nichos que outros fabricantes maiores não têm flexibilidade para fazer. Temos o caso da AGCO (Massey Ferguson) com quem desenvolvemos uma linha de equipamentos desenhados para o mercado africano e que planeamos alargar em breve para gamas de produto mais evoluídas e para outras geografias.”

 

 

Gama “taylor made”

“Gostávamos de poder encurtar a nossa gama de produtos pois é um dos factores que tem vindo a condicionar a eficiência nos prazos de entrega de máquinas e de peças mas, por outro lado, é exatamente a diversidade da nossa oferta que nos dá uma vantagem acrescida no mercado nacional. Este é um dos grandes desafios que nos propomos ultrapassar que é continuar a fazer máquinas como quase um “fato à medida” e no entanto manter as nossas linhas de produção eficientes.

Cisternas maiores

“As cisternas têm tido uma grande procura relacionada com os incêndios e os incentivos fiscais, mas também com o aumento da sua venda noutros mercados. Lançámos agora uma nova linha com capacidades dos 12.000 aos 30.000 litros. Nos reboques também lançámos novos modelos na Feira de Santarém que estarão no mercado durante o segundo semestre de 2018.”

Equipamento de transporte rodoviário

“Esta é uma área de negócio muito importante para a Galucho, pela imagem de marca e pelo contributo para o volume de vendas. Perdeu muita expressão com a longa e profunda crise que se verificou na construção civil e obras publicas, sobretudo em Espanha que era o nosso principal mercado. Mas nos últimos dois anos relançámos esta área, recuperámos clientes e mercados e estamos em fase de crescimento exponencial, com equipamentos de muita qualidade e tecnologia.”

Peças e prazos de entrega

“Vamos rever o processo logístico das peças. Apesar das dificuldades conjunturais no aprovisionamento de matérias primas e de alguns componentes vamos encurtar os prazos da entrega de peças. Os nossos clientes não podem esperar e nós queremos dar resposta adequado aos seus pedidos."

Feira de Santarém

“A Feira de Santarém, foi uma demonstração de vitalidade da nossa marca e da capacidade de melhoria contínua dos equipamentos e de inovação da engenharia da Galucho. Como já referi, vamos focar-nos num relacionamento e gestão do Cliente cada vez mais próximos, com o objectivo de melhorar continuamente o nível da prestação de serviços, garantindo a sua fidelização”.

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