Notícias

Mercados

Galucho e abolsamia divulgam barómetro do setor agrícola

01/03/2017

Partilhe:

Por: João Freire

A agricultura é um setor fundamental cujo desempenho, positivo ou negativo, afeta a economia nacional. Sobre ela recai a atividade de empresas que atuam em ramos tão diversificados como: o trabalho dos solos, a venda de equipamento, os serviços de apoio à agricultura, a investigação ao nível universitário, entre outros. Assim, verifica-se que a população interessada neste setor é bastante diversificada e numerosa.
Perante a relevância desta área para a Galucho e para a revista abolsamia, as duas organizações avançaram com um estudo que as auxiliasse a compreender, de uma forma mais clara, qual o sentimento que o setor agrícola provoca junto dos indivíduos que são impactados por este setor. 
Utilizou-se a base de dados da abolsamia para realizar o estudo. A base de dados tem 20.000 utilizadores, sendo composta por indivíduos com interesse no setor agrícola, tais como: agricultores, comerciantes, prestadores de serviços, professores, entre outros. Realça-se que, do total da amostra, 76% dos participantes do estudo são investidores ativos no setor agrícola.
Obtiveram-se 875 respostas válidas ao questionário. A dimensão da amostra permite-nos dizer que a margem de erro é de 3,24% para um nível de confiança de 95%.

 

O barómetro tem como objetivo avaliar o sentimento dos portugueses relativamente ao setor agrícola.

 

Conclusão:

A perspetiva geral para o setor é positiva no curto/médio prazo, especialmente entre as camadas mais jovens e academicamente mais habilitadas. Assim, pode-se concluir que o fulgor desta área de atividade reside junto dos mais jovens. Existe uma intenção de investimento considerável para o setor. Todavia, a carreira agrícola não é percecionada como uma opção profissional recomendada, algo que deve ser trabalhado no futuro. Relativamente ao NPS do setor agrícola, para ter um melhor entendimento sobre o resultado, seria relevante aplicá-lo a outros setores de atividades para servirem de comparação. Este barómetro será aplicado novamente em 2018 com o objetivo de traçar tendências e comparar resultados.

 

No restante artigo poderá ler:

  • Perspetiva do setor agrícola para os próximos 3 anos.
  • Perspetivas de investimento no próximo ano.
  • Perspetivas de longo prazo.

 

Artigo disponível apenas para assinantes da revista

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos