Estatísticas
Galucho e abolsamia divulgam barómetro do setor agrícola
01/03/2017
A Galucho desenvolveu em conjunto com a Revista abolsamia um barómetro para a agricultura. O estudo tem como objetivo avaliar o sentimento dos portugueses relativamente ao setor. Os portugueses envolvidos no estudo são aqueles que têm um interesse direto nesta área de atividade.

Por: João Freire
A agricultura é um setor fundamental cujo desempenho, positivo ou negativo, afeta a economia nacional. Sobre ela recai a atividade de empresas que atuam em ramos tão diversificados como: o trabalho dos solos, a venda de equipamento, os serviços de apoio à agricultura, a investigação ao nível universitário, entre outros. Assim, verifica-se que a população interessada neste setor é bastante diversificada e numerosa.
Perante a relevância desta área para a Galucho e para a revista abolsamia, as duas organizações avançaram com um estudo que as auxiliasse a compreender, de uma forma mais clara, qual o sentimento que o setor agrícola provoca junto dos indivíduos que são impactados por este setor.
Utilizou-se a base de dados da abolsamia para realizar o estudo. A base de dados tem 20.000 utilizadores, sendo composta por indivíduos com interesse no setor agrícola, tais como: agricultores, comerciantes, prestadores de serviços, professores, entre outros. Realça-se que, do total da amostra, 76% dos participantes do estudo são investidores ativos no setor agrícola.
Obtiveram-se 875 respostas válidas ao questionário. A dimensão da amostra permite-nos dizer que a margem de erro é de 3,24% para um nível de confiança de 95%.
O barómetro tem como objetivo avaliar o sentimento dos portugueses relativamente ao setor agrícola. |
Conclusão:
A perspetiva geral para o setor é positiva no curto/médio prazo, especialmente entre as camadas mais jovens e academicamente mais habilitadas. Assim, pode-se concluir que o fulgor desta área de atividade reside junto dos mais jovens. Existe uma intenção de investimento considerável para o setor. Todavia, a carreira agrícola não é percecionada como uma opção profissional recomendada, algo que deve ser trabalhado no futuro. Relativamente ao NPS do setor agrícola, para ter um melhor entendimento sobre o resultado, seria relevante aplicá-lo a outros setores de atividades para servirem de comparação. Este barómetro será aplicado novamente em 2018 com o objetivo de traçar tendências e comparar resultados.
No restante artigo poderá ler:
- Perspetiva do setor agrícola para os próximos 3 anos.
- Perspetivas de investimento no próximo ano.
- Perspetivas de longo prazo.
Artigo disponível apenas para assinantes da revista