Notícias

Feiras e Eventos

FIMA 2018: Manuel Fialho apresenta inovações de três marcas

09/05/2018

O nosso roteiro na FIMA incluiu a visita a três marcas representadas pelo importador Manuel Fialho Lda. Na Seko pudemos ver em detalhe um dos mais evoluídos reboques misturadores que faz parte da sua gama, na Tenías ficámos a saber que a linha de carregadores ganhou um novo modelo para tratores compactos, e na Forigo ficámos a conhecer um novo protótipo de semeador para agricultura de baixo impacto ambiental.

Reboque misturador Seko Samurai 7

A linha de reboques misturadores Samurai evidencia-se pelo seu sistema de mistura horizontal e é composta por modelos a começar nos 4 m³ de capacidade de carga e a terminar nos 30 m³. Com os modelos maiores mais vocacionados para as grandes explorações de gado bovino, os modelos mais pequenos podem também servir as explorações de gado ovino e requerem um nível de potência do trator a partir dos 60 cv. O modelo em exposição, com capacidade para 23 m³, está recomendado para tratores a começar nos 110 cv.

A linha Samurai dispõe de um painel eletrónico onde o operador pode programar diversos parâmetros a nível de pesagem, preparação de receitas e descarga. As versões mais
sofisticadas incluem a possibilidade de fazer transferência de dados. Segundo os responsáveis da Seko, os principais pontos fortes deste reboque são:

  1. a qualidade da mistura, porque é dessa qualidade que resulta uma melhor produtividade do efetivo animal;
  2. a fiabilidade, porque são máquinas que têm de trabalhar todos os dias do ano;
  3. e a qualidade dos materiais, para que o cliente continue satisfeito ao fim de 10 ou 15 anos e considere novamente a marca na hora de substituir por um equipamento novo.

Como opção, os reboques misturadores Samurai podem ser configurados com fresa desensiladora capaz de atingir os 5 m de altura.

Carregador frontal Tenías Te5

A marca espanhola acrescentou à sua já extensa linha de carregadores Evolution um modelo mais pequeno (Te5). Com electroválvula e balde de 1,20 metros de largura foi desenhado para mini-tratores. Enquadrando o Te5 na gama da Tenías, será o modelo de entrada, imediatamente abaixo do Te7 que já existia. No stand estava ainda a sempre impressionante automotriz para recolha de amêndoa, bem como a restante gama de carregadores. De destacar o modelo Te40 para tratores até 220 cv, a pá niveladora, e uma completa gama de acessórios para carregadores frontais.

Forigo Sensor TP Sens

A Forigo apresentou também uma linha de sensores de temperatura para as caixas de engrenagens das alfaias. Numa cabine insonorizada, o operador dificilmente pode identificar ‘de ouvido’ alguma anomalia numa alfaia. Deixa-se assim de ter perceção quando alguma coisa não está bem. Funcionando com uma aplicação de telemóvel, o Forigo Sensor TP Sens vem ajudar a diminuir o risco de acidentes causado por esta realidade.

Este sensor pode ser aplicado em qualquer equipamento com caixa de transmissão acionada pela TDF. Basta retirar o bujão de óleo e enroscar o TP Sens. Este comunicará ao telemóvel a temperatura de funcionamento da alfaia, que no caso de ser demasiado alta, devido a um sobre-esforço, emitirá um alerta para se evitar um desgaste prematura dos componentes. Este dispositivo alimenta-se por pilha ou através de uma pequena placa solar.

Forigo Semeador de precisão Modula

Destinado ao cultivo de arroz biológico sob plástico biodegradável, o Forigo Modula é um semeador de precisão inédito e sem termo de comparação no mercado. Nasceu para o arroz, cultura em que está a ser testado, mas pode no futuro vir a ser utilizado para a sementeira de milho, tomate, entre muitas outras culturas.

Num cultivo que se repete ano após ano, é normal que se tenha de fazer cada vez mais tratamentos para controlo de infestantes. De um ponto de vista agronómico, esta técnica visa romper esse ciclo e obter um arroz mais são.

Numa primeira fase, procede-se à colocação do plástico no terreno e só posteriormente é que a semente é introduzida através de um orifício feito no plástico. A alfaia é constituída por 3 módulos de sementeira elétricos e reguláveis, mas a intenção é que a estrutra seja modular, até um máximo de 9 módulos e com diferentes espaçamentos entre linhas.

O exemplar apresentado na FIMA é ainda um protótipo, mas estão a ser feitas experiências no campo, em Itália, e a Forigo vai avaliar se avançará para o desenvolvimento de uma máquina em estádio final para o cliente. Por agora, é representativa do esforço de desenvolvimento feito pela marca no sentido de apresentar soluções para uma agricultura com baixo impacto ambiental.

 

 

 

Pesquisa

Vídeos mais vistos

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER
SIGA-NOS
Rua Nelson Pereira Neves, Lj 1 e 2
2670-338 Loures - Portugal
abolsamia@abolsamia.pt
T (+ 351) 219 830 130
abolsamia, 2018 © Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Política de privacidade