Notícias

Feiras e Eventos

FIMA 2018: A precisão da Herculano consigo no terreno

04/05/2018

Partilhe:

“Consigo no terreno.” A Herculano não perde de vista a sua missão e faz-lhe cada vez mais jus. O fabricante de Loureiro apresentou dois produtos inovadores para agricultura de precisão, desenvolvidos em colaboração com o INESC TEC.

O stand da Herculano na FIMA 2018 encontrava-se dividido em quatro áreas - os quatro setores em que a empresa opera -, transportes (reboques), fertilização do solo (cisternas e reboques espalhadores), mobilização do solo (fresas e grades) e equipamentos de apoio à exploração (ensiladoras, carregadores frontais, entre outros). No entanto, o centro de todas as atenções foram uma cisterna e um reboque espalhador. É que estes não são produtos “normais” e marcam o início de uma nova era na empresa, a da Agricultura 4.0.

Cisterna com DPA e reboque Green Precision

Relativamente à cisterna, está equipada com sistema DPA (Débito Proporcional ao Avanço) e Isobus, o que confere uma maior precisão no espalhamento, mas sobretudo uma aplicação mais adaptada às necessidades da cultura. Cumprindo com todas as normas de segurança e ambientais europeias, permite ao agricultor um aumento e melhoramento da sua produção, espalhando a quantidade certa, no momento certo, no local certo. Constitui o primeiro produto de agricultura de precisão da Herculano, dando origem à linha Green Precision.

De referir que este sistema de digitalização da agricultura foi desenvolvido no âmbito de uma parceria com o INESC TEC, instituição que agrupa mais de 700 investigadores integrados (cerca de 350 doutorados), incluindo investigadores contratados, investigadores de instituições de ensino superior, bolseiros e investigadores afiliados.

O reboque espalhador também equipa com o sistema DPA, ou seja, em função da velocidade de avanço deposita maior ou menor quantidade de estrume no solo. Também faz parte do “plantel” Green Precision.

Foco no premium e na precisão

Ricardo Teixeira, Administrador da empresa, mostrou-se bastante satisfeito com os progressos alcançados, nomeadamente na procura de soluções cada vez mais eficientes para o agricultor. “É com grande satisfação que apresentamos uma das mais completas gamas de produto premium, tanto na área de transporte, com os reboques, como na fertilização, com os espalhadores e as cisternas, não esquecendo também a nossa importante área de mobilização de solos, com as grades de discos e as fresas.”, afirmou.

O administrador destacou ainda os dois principais produtos que a empresa apresentou na FIMA, os primeiros que a Herculano fabrica para agricultura de precisão. “Com estes procuramos que o agricultor seja mais eficiente, controlando a quantidade de NPK que está a depositar no solo. É uma solução que está preparada para trabalhar com e sem ISOBUS, sendo, portanto, altamente tecnológica e que acreditamos que vai ser o futuro da Herculano”, sintetizou Ricardo Teixeira.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos