Notícias

Empresas

Deutz-Fahr alcança o melhor resultado financeiro em ano de pandemia

19/05/2021

Partilhe:

«É na adversidade que crescemos». A SAME Deutz-Fahr (SDF) seguiu este lema à risca em 2020 e, pese embora o facto de ter sido bastante afetada pelo impacto da Covid-19 - a multinacional italiana tem sede na província de Bergamo, localidade italiana mais fustigada pela pandemia mundial -, revelou os resultados financeiros relativos ao ano passado estabelecendo um recorde: receitas de 1.146 milhões de euros e um EBITDA (Lucros, antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 109 milhões de euros (9,5%), melhor resultado da história da SDF e acima dos 8,7% registados em 2019.

Ainda que tenha registado uma ligeira quebra nas receitas - menos 10% do que em 2019 -, esta está diretamente relacionada com o encerramento da sede em Treviglio, que durou mais de dois meses e teve início a 24 de fevereiro, sensivelmente duas semanas antes do confinamento nacional, iniciado a 9 de março de 2020. Por essa razão, a SDF operou algumas iniciativas importantes para a comunidade e colaboradores durante a pandemia:

  • Campanha de testagem sorológica gratuita aos colaboradores da empresa para mapeamento da situação imunológica;
  • Um bónus de desempenho mais alto do que nos anos anteriores para os funcionários;
  • Contratação de cerca de 300 colaboradores em todo o Mundo, para uma força de trabalho total de 4.040 funcionários;
  • Investimento em produtos no valor de 57 milhões de euros, P&D e novas tecnologias para uma agricultura sustentável.

Nota ainda para a posição financeira líquida à data do fecho do ano, que registava um endividamento de 176 milhões de euros, menos 106 milhões (redução de 38%) do que em 2019 e ainda um resultado líquido positivo de 39,3 milhões de euros, equivalente a 3,4% e na mesma linha registada em 2019 (3,5%).

Face ao resultado positivo, a SDF concedeu um bónus de desempenho a todos os seus colaboradores: os operativos do departamento de produção receberam um prémio de 5.135 euros, maior de sempre dado pela empresa. No geral, o rácio de rentabilidade na multinacional italiana aumentou 50% nos últimos 10 anos, para 805 euros, o que lhe permitiu igualmente contratar 230 novos colaboradores na fábrica de Treviglio, divididos entre funcionários administrativos e operacionais.

Por fim, referência ainda para inovação tecnológica operada por uma das principais fabricantes de máquinas agrícolas mundiais em 2020: a SDF lançou três novas soluções de Smart Farming no ano passado com o objetivo de maximizar a produtividade e reduzir o impacto ambiental em campo. São elas:

  • SDF Fleet Management - para gestão da frota de máquinas agrícolas;
  • SDF Farm Management - para gestão das operações do dia-a-dia da quinta;
  • SDF Field Management pela IBF Servizi - para maximizar a produtividade da terra.

A SDF acelerou ainda, devido à pandemia, a digitalização nos processos internos e externos da empresa, em linha com os objetivos do plano estratégico 2025.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 15 de julho 2021.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos