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Prova de campo

Deutz-Fahr 6135 C RVShift: Média potência associada a versatilidade

23/05/2023

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Foi na Agro-Pecuária Irmãos Soares, situada em Óis da Ribeira, Águeda, que tivemos oportunidade de experimentar em campo o Deutz-Fahr 6135 C. Nesta casa dedicada à criação de gado bovino, que conta com a força de trabalho de membros da família pertencentes a três gerações, as tarefas de campo estão a cargo de tratores Deutz-Fahr de diferentes épocas. Por ocasião desta Prova de Campo, a SDF Portugal pôs à nossa disposição duas unidades do mesmo modelo, uma na versão standard, em cor verde, e uma outra na versão Warrior, com especificações mais altas, e em cor preta. 


A série 6C
A série 6C situa-se imediatamente acima da série 5 e imediatamente abaixo da série 6.4, sendo composta por três modelos – 6115C, 6125C e 6135C –, que disponibilizam, respetivamente, 120, 129 e 135 cv de potência nominal.
Para cada um dos modelos, a marca oferece três opões de transmissão: mecânica com três níveis de powershift, RVShift com powershift total (a versão que testámos), e TTV de variação contínua. 


Motor de 3,8 litros
O modelo testado, Deutz-Fahr 6135 C, é o mais potente da série 6C. É propulsionado por um motor FARMotion de 4 cilindros, com 3849 cm³ de capacidade, equipado com turbo de geometria variável e ventoinha viscostática eVisco.
A potência nominal situa-se nos 135 cv, sendo disponibilizado um boost que eleva a potência até aos 143 cv, para as tarefas com TDF ou em transporte, a velocidade superior a 15 km/h. Para cumprir a norma de emissões da Fase V, recorre a um sistema DOC+DPF+SCR. Quanto à manutenção, está definida para intervalos de 600 horas.


Transmissão RVShift de 20 relações
A transmissão do modelo testado é uma full powershift desenvolvida internamente pela SDF. Assume a designação RVShift, sendo o escalonamento de 20 relações sob carga para a frente e 16 para trás. Quanto às gamas, são duas, normal e heavy duty. A comutação entre gamas é feita automaticamente entre as relações 1 e 15, mas, se necessário, o operador pode alternar entre as duas gamas simplesmente premindo um botão.

O utilizador pode optar por selecionar as relações pretendidas através do modo manual ou então pode ativar o modo APS (powershift automático), deixando essa responsabilidade ao sofware que gere a transmissão. Na prática, em modo APS a transmissão tem um comportamento que se assemelha às caixas automáticas dos automóveis, alternando entre relações sob carga de forma natural e suave.

Dispõe de dois modos de funcionamento: trabalho e transporte. Para cada um destes modos, o operador pode definir a relação mínima e a relação máxima que é utilizada pela caixa usando a função APS. Pode ainda definir, entre 1 e 13, qual é a relação de arranque que é automaticamente engrenada após uma paragem. Por norma, em modo de trabalho o operador define um leque de relações mais curto e uma relação mais baixa de arranque, e no modo de transporte fará o oposto, definindo uma relação mais alta de arranque, dada a necessidade de rapidez ao entrar numa via, e dada a necessidade de dispor de uma gama mais ampla de relações disponíveis, para um intervalo maior de velocidade. 

 
Inversor com ajuste de sensibilidade
O inversor é eletro-hidráulico e dispõe de um ajuste de sensibilidade da resposta. É dada ao operador a possibilidade de escolher entre cinco diferentes níveis de sensibilidade.


Stop & Go com três modos
Com esta funcionalidade ativada, o operador pode imobilizar e retomar a marcha sem recorrer à embraiagem. Na prática, a embraiagem é ativada eletronicamente, sem que o operador tenha de atuar sobre o pedal respetivo.
Neste modelo, o Stop & Go foi melhorado e o operador pode escolher entre três modos diferentes, que variam na forma como se faz a paragem do trator (através do pedal de travão ou através do joystick) e também na forma como é feito o reinício de marcha.


Cruise control
Permite manter uma velocidade constante sem recorrer ao acelerador. Define-se a velocidade pressionando de forma demorada o joystick para a esquerda. Posteriormente, para ativar e desativar o cruise control, repete-se o mesmo movimento do joystick mas de forma mais rápida. Nas unidades que dispõem de joystick advanced, existe um botão dedicado na lateral do joystick onde também pode ser ajustado o cruise control.


Modo Eco
A velocidade máxima de 40 km/h é atingida na relação 17 às 2200 rpm. Nas últimas três relações, o modo Eco permite que o trator atinja a velocidade máxima a regimes mais baixos, se as condições de carga o permitirem, sendo o regime de 1910, 1675 e 1605 rpm, respetivamente nas relações 18, 19 e 20

Apreciação dos operadores

João Sobral - abolsamia 
O conjunto motor/transmissão revelou uma interessante disponibilidade de resposta no decorrer das tarefas realizadas. Mas foi na lavoura que mais nos surpreendeu, com uma resposta progressiva nas situações de variação de carga impostas pelas zonas da parcela que apresentavam maior compactação. Para este comportamento contribui uma caixa que está bem escalonada e que em modo automático permite alternar entre relações de forma natural e suave.

Miguel Soares - Irmãos Soares
A grande vantagem deste trator em relação ao Deutz-Fahr 5125 que está ao serviço na nossa exploração é ter uma caixa que sem ser de variação contínua, é muito aproximada. E tem uma capacidade de resposta que me surpreendeu, para um trator de 135 cv. Destaco como pontos fortes o conforto da cabine, o conforto proporcionado pela caixa, que é de uso intuitivo, e o sistema de suspensão do eixo dianteiro, que está muito equilibrado.

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