Notícias

Segurança

Covid-19: Venda de máquinas agrícolas só permitida sob entrega ao domicílio

18/04/2020

Partilhe:

O Despacho governamental (nº 4148/2020), exarado pelo secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor e publicado no Diário da República, dá primazia e regulamenta o exercício de comércio por grosso e a retalho de distribuição alimentar e determina a suspensão das atividades de retalho para aquele tipo de veículos.

No entanto, tal determinação diz que “não se pretende agora suspender a atividade de estabelecimentos de manutenção ou reparação, bem como venda de peças e acessórios e serviços de reboque, cuja atividade pode manter-se”, lê-se no nº 26 do Anexo II daquele despacho, que especifica as atividades autorizadas, ainda que sujeitas a restrições de segurança sanitária e às condições previstas no estado de emergência, decretado que foi o terceiro período, em vigor desde as 00 horas de hoje e até ao dia 2 de maio. Tal normativo é omisso relativamente às vendas online, razão pela qual alguns comerciantes daqueles tipos de veículos o têm feito através das suas plataformas digitais.

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) reporta uma queda acumulada de 86% do mercado de automóveis ligeiros de passageiros na primeira quinzena de abril, com apenas 838 veículos matriculados contra os 6.208 do período homólogo de 2019, quebra que ainda é mais acentuada nos mercados francês e italiano, como já admitiu o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro.

Ainda de acordo com a ACAP, a este fator acresce que “a maioria destas matrículas correspondem a encomendas efetuadas antes de 16 de março, ou seja, a partir desta data a queda foi sempre na ordem dos 80%”. Aquela associação ainda não se referiu à existência de quebras de venda de tratores agrícolas durante o mês de março. Segundo a revista abolsamia apurou, e segundo os números disponíveis, o mercado português deste segmento de veículos estava em crescimento até ao final do mês de fevereiro, na ordem dos 10%, dados que serão mais detalhados na edição de maio/junho.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos