Empresas
Covid-19: SDF e Fundação SAME auxiliam pesquisas científicas
18/05/2020
O grupo industrial SDF (SAME Deutz-Fahr) e a Fundação SAME decidiram fornecer apoio financeiro para dois importantes projetos de pesquisa científica, doando 800 mil euros ao Hospital San Raffaele, de Milão, empenhado em entender melhor como o vírus se comporta e para desenvolver tratamentos eficazes e vacinas seguras o mais rápido possível, pode ler-se no comunicado do grupo italiano.

O primeiro projeto orientado pelo professor Giancarlo Comi, diretor do Instituto de Neurologia Experimental, estudará o uso da hidroxicloroquina para fins preventivos. A hidroxicloroquina é um medicamento antimalárico que também é usado no tratamento da artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistémico. Nesta situação de emergência, os profissionais de saúde empregados em hospitais que tratam pacientes com Covid-19 sujeitam-se a um alto risco de infeção e pagam um grande preço, em muitos casos, com prejuízo da própria vida.
“A SDF e a Fundação SAME construíram um relacionamento consolidado com o Professor Comi e têm o prazer de ter contribuído continuamente com o seu trabalho no tratamento da esclerose múltipla”, afirma Francesco Carozza, presidente da Fundação. "Portanto, é uma fonte de grande satisfação poder apoiar o estudo PRECOV que ele está dirigindo."
Tal ligação conduziu, também, ao financiamento de um segundo projeto, orientado pela professora Luca Guidotti, vice-diretora de ciência daquela unidade e professora de Patologia Geral da Universidade Vita-Salute San Raffaele, que pede a criação do único laboratório de alto nível de biossegurança na Itália e no mundo onde o estudo in vivo de infecções como o Covid-19 em modelos animais pode ser conduzido, usando técnicas avançadas de imagem e sequenciamento de célula única.