Notícias

Produto

Covid-19: Governo quer aproveitar campos em pousio para produção de trigo

08/04/2020

Partilhe:

Citada pela edição online da rádio TSF, Maria do Céu Albuquerque explica que "estamos longe de poder ter reservas para garantir a nossa subsistência, digamos assim, dependendo, nomeadamente no trigo panificável, de mercados externos, tal como nos cereais para os animais".

A governante adianta que aquilo que está a negociar com a Comissão Europeia é que os campos em pousio sejam usados de forma muito excecional para a pastorícia ou para a produção de cereais. Maria do Céu Albuquerque fala numa medida fundamental para "evitar que problemas venham a acontecer em bens que são absolutamente essenciais", pode ainda ler-se na mesma edição da TSF.

O Governo também tem pedido autorização, com urgência, à Comissão Europeia para que sejam permitidas medidas excecionais de ajuda aos setores mais afetados pelas dificuldades em vender os seus produtos neste período em que os mercados estão quase parados.

Segundo o boletim de março do Instituto Nacional de Estatística, a produção de cereais de Inverno é a menor dos últimos 100 anos e continua a diminuir, pelo sétimo ano consecutivo. Atualmente, a área de superfície instalada é de 106 mil ha. As diminuições de produção atingem os 15%, no caso do trigo duro, de 10% no triticale e cevada e de 5% no trigo mole e aveia.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos