Notícias

Produção Animal

Controlar, medir e gerir: uma solução

16/05/2022

Partilhe:

Antigamente tinham preços proibitivos, mas hoje podem ser adquiridos a valores razoáveis. A dificuldade passa muitas vezes pelo registo e tratamento dos dados que recolhem. O artigo de hoje é sobre uma das soluções presente no mercado nacional. Além de facilitar a vida do agricultor, procura solucionar problemas do dia-a-dia com recurso à instalação de sensores e à integração da informação que recolhem, numa plataforma acessível online. Conheci a “Farmcontrol” através de uma apresentação que realizaram a potenciais clientes. Por uma questão de transparência com os leitores, quero esclarecer que este artigo, tal como os anteriores, não tem nenhuma contrapartida monetária ou de outro tipo por parte das empresas que cito. A “Farmcontrol” (www.farmcontrol.com) tem uma tecnologia que dá solução a problemas que nos causam dores de cabeça e isso basta para merecer a minha referência.

Interface online
Acessível de qualquer local pela internet, permite ao agricultor estar próximo mesmo quando está longe. Já não precisa de estar no local da exploração para tomar uma decisão acertada. O acesso à informação inicia-se com um login na página da empresa. Relatórios, histórico das medições, configurações dos alarmes… Nem precisa de estar continuamente ligado. Quando um valor se afastar do desejável, pode receber avisos para o telemóvel ou por email. Sempre em cima do acontecimento. É esse o objetivo. Boas decisões e rápidas podem significar grandes poupanças.

 

Tipo de sensores integráveis no Farmcontrol

Sensores de peso
Um dos desafios para quem possui silos verticais de armazenamento de matérias-primas é quantificar quanto está dentro do mesmo e até quando durará o stock. O visor do silo por vezes é traiçoeiro, já que as matérias primas tendem a ficar mais acumuladas nas laterais, ficando o centro mais vazio. A solução é bater nas laterais e ir espreitar na escotilha superior, para confirmar o estado do stock. Há também muitos produtores que se orientam pelo número de dias para o qual é habitual durar uma descarga de concentrado. Funciona relativamente bem desde que não existam alterações significativas na dimensão do efetivo e no arraçoamento. Ainda assim, é frequente haver uma ou outra situação de rutura ou de eminente rutura de stock ao longo do ano. Com sensores de peso instalados na estrutura de suporte do silo, o produtor consegue medir a evolução e quantificar com alguma exatidão quanto ainda existe, definindo alertas para um determinado valor. Com a chegada do alerta pode fazer a encomenda atempadamente, sem a urgência de quem vai ficar sem concentrado para os seus animais.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos