Notícias

Mercados

Clima de negócios piorou ligeiramente

08/07/2025

Partilhe:

O índice geral do clima de negócios no setor das máquinas agrícolas na Europa registou uma ligeira descida, após vários meses consecutivos de recuperação em terreno positivo. Em junho, o índice recuou de 7 para 4 pontos (numa escala de -100 a +100).

Esta correção poderá indicar que as expetativas positivas ainda não se traduziram, de forma consistente, nas carteiras de encomendas dos fabricantes. Para o conjunto do ano de 2025, os participantes no inquérito prevêem, em média, um ligeiro aumento do volume de negócios das suas empresas (com a média a situar-se nos 3%).
Por segmentos, o clima de negócios nos setores dos tratores e das máquinas de colheita foi o que mais se deteriorou, sobretudo no que diz respeito à avaliação do negócio atual.
No que toca ao mercado europeu, o índice de confiança continua baixo em França, particularmente nos grandes segmentos de tratores, equipamentos agrícolas e de colheita. A Alemanha também apresenta uma classificação modesta nestes setores. Em contraste, a confiança permanece sólida noutros mercados relevantes, com a Polónia, Espanha e Reino Unido a liderarem o ranking europeu.

Quanto aos potenciais impactos da política económica e tarifária dos EUA, estima-se que os efeitos sobre a indústria europeia de máquinas agrícolas sejam sobretudo indiretos. A exposição direta ao mercado norte-americano é relativamente limitada: 47% dos fabricantes europeus estão ativos nos EUA, sendo que, em média, o mercado norte-americano representa 12% do volume de negócios total destas empresas.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos