Notícias

Produto

Claas Trion sucede às Tucano no segmento médio

09/08/2021

Partilhe:

As novas ceifeiras-debulhadoras Trion acabam de ser apresentadas ao público. Estas máquinas de segmento médio cobrem uma faixa de potência entre os 258 e os 435 cv, podem estar equipadas com sacudidores ou com tambores, e apresentam uma capacidade do tegão que vai dos 8.000 aos 12.000 litros. As Trion podem ainda usar frentes de corte com largura de trabalho até 12 metros ou 12 linhas.

Em termos de configuração, a marca alemã desenvolveu a série sob o lema ‘Fit your Farm’, o que significa que as Trion podem ser adquiridas apenas com equipamento básico, ou, pelo contrário, o cliente pode juntar à encomenda um vasto leque de tecnologia de ponta.

Sistema de debulha com maior performance
A nível do sistema de debulha e côncavo, estas máquinas apresentam uma maior performance do que a série precedente. Adicionalmente, para reduzir ao mínimo a manutenção e as paragens, os modelos de sacudidores possuem menos três correias de transmissão do sistema de debulha do que anteriormente e os modelos de rotor menos seis correias.

Motor Cummins Fase V
Uma das alterações mais inesperadas é a nível da propulsão. As Claas Tucano eram impulsionadas por motores Mercedes-Benz (MTU) mas estes blocos não transitam para as Trion. A nova série estará equipada com motores de 6 cilindros, fornecidos pela Cummins, com 6,7 ou 8,9 litros de capacidade,
consoante o modelo, e a potência a ir dos 258 aos 435 cv.

Nova cabine mais espaçosa
A marca descreve a nova cabine como sendo mais espaçosa, com mais área livre na zona das pernas e cabeça. Possui ainda um painel de vidro maior e os pilares A mais estreitos. Entre as novidades estão ainda os novos assentos que podem girar 30 graus em ambas as direções.

A tecnologia no catálogo
Entre os muitos opcionais disponibilizados pela Claas estão os sistemas eletrónicos de ajuda ao operador, que são geridos através do sistema CEMOS, e que permitem definir diferentes estratégias de debulha.

Num diferente plano, as Trion podem ser configuradas com a nova tecnologia de guiamento Field Scanner, que faz uso de sensores óticos posicionados no topo da cabine. Comparativamente com o sistema existente (Laser Pilot), este tem a vantagem de dispensar calibração ao fazer a transição entre parcelas.

8 diferentes modelos Trion:

  • 520 – 258 cv e 5 sacudidores
  • 530 – 306 cv e 5 sacudidores
  • 640 – 306 cv e 6 sacudidores
  • 650 – 354 cv e 6 secudidores
  • 660 – 408 cv e 6 sacudidores
  • 720 – 367 cv e 1 rotor
  • 730 – 408 cv e 1 rotor
  • 750 – 435 cv e 2 rotores

Alguns dos modelos Trion podem ser configurados nas variantes com sistema Montana, que mantém a máquina nivelada durante o trabalho em zonas de pendente, ou com sistema de rastos Terra Trac, que melhora a tração e reduz a compactação do solo.

Abaixo das Trion, para os clientes que procuram máquinas mais compactas e simples, a Claas conserva no seu catálogo os modelos Avero 240 e Tucano 320.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos