Notícias

Produto

Claas lança novo travão de retenção de reboque automático para tratores Arion Cmatic

12/07/2021

Partilhe:

A Claas lançou uma função de travão de retenção de reboque automático em linha para tratores Arion 500/600 com caixa de velocidades Cmatic e travões a ar, para ajudar o condutor nas situações mais complicadas, como por exemplo, dirigir reboques pesados em declives ou trabalhar com enfardadeiras, bem como combinações de enfardadeiras ou pulverizadores em terrenos inclinados. O sistema possui quatro novas funções para auxiliar o operador da máquina e ativa automaticamente os travões a ar do reboque assim que as forças de pressão são exercidas sobre o trator, o que provoca a mudança de direção do reboque. Este sistema funciona através da utilização de sensores na transmissão para registar o binário do motor e as cargas da transmissão.

Os travões são ativados automaticamente

O condutor pode aumentar a ação de travagem do reboque durante a condução, puxando atrás a alavanca de transmissão, no modo automático ou com o Drivestick. Esta ação aumenta a travagem e reduz a relação de transmissão e, ao mesmo tempo, aumenta o número de rotações do motor para coincidir com a velocidade de avanço. Para alcançar a desaceleração máxima, o travão pneumático é ativado automaticamente de forma a reduzir a velocidade de avanço do reboque e combinar a ligação trator-reboque. Além disso, o sistema ainda ativa de forma automática os travões a ar do reboque assim que as forças 'empurram' o trator.

A função de retenção automática do reboque também pode ser utilizada com o controlo de velocidades de cruzeiro ativo até ao máximo de 20kms/hora. Em declives leves e com cargas ligeiras, a velocidade de cruzeiro é mantida de forma automática ao ativar os travões a ar do reboque; em encostas íngremes e com cargas pesadas, a velocidade de cruzeiro estabelecida deve ser reduzida. Esta função pode utilizar-se sempre que se opera com enfardadeiras de fardos quadrados ou pulverizadores rebocados em zonas com declives, de forma a garantir um grau elevado de segurança e reduzir significativamente a carga de trabalho do operador da máquina.

Apoio nas manobras
Para maior comodidade, os travões automáticos de retenção do reboque também ajudam a reverter reboques, reboques forrageiros e enfardadeiras, ativando a ação de travagem assim que o condutor inicia uma mudança de direção, utilizando a alavanca de marcha-atrás ou o botão do joystick Cmotion, tendo esta função igualmente a missão de proteger a erva de cobertura. A ação pulsante dos travões evita efetivamente o sobreaquecimento com a assistência automática de travagem. Refira-se que o travão automático para reboques estará disponível a partir do verão deste ano e e pode ser adaptado nos Claas Arion 500/600 Cmatic que foram fabricados a partir de 2020.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 15 de julho 2021.

 

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos