Notícias

Tractor of the Year®

Claas Axos 3.120: A tradição modernizada num utilitário

22/10/2025

Partilhe:

A série Axos é composta pelos modelos 3.95, 3.105, 3.110 e 3.120, que fornecem, respetivamente, 92, 103, 112 e 120 cv de potência.
Pelo seu perfil e características técnicas, são tratores marcados pela sua versatilidade. Sendo vocacionados para a agricultura familiar, os tratores desta série podem assumir também o seu papel de tratores de apoio em explorações de maior dimensão.

Os Axos 3 são desenvolvidos pela Claas em parceria com a Agritalia, mas seguindo as diretrizes de um processo de validação rigoroso que é definido pela fábrica de tratores da Claas, em Le Mans.

Motor
O Axos 3.120 equipa com motor FPT de 4 cilindros, com 3,6 litros de capacidade. Desenvolve 120 cv de potência máxima e faz a manutenção a cada 600 horas.

Transmissão 
A transmissão é uma 36/18, com Hi-Lo, que permite alcançar os 40 km/h às 1750 rpm. Dispõe da funcionalidade Smart Stop, que aciona a embraiagem quando é pressionado o pedal de travão, o que facilita a aproximação a cargas, na operação com carregador. 

Sistema hidráulico
De centro aberto, o sistema hidráulico dispõe de uma bomba de 90 L/min. A direção recorre a uma bomba independente, com fluxo de 53 L/min.
A capacidade máxima de elevação traseira é de 5300 kg. O elevador dianteiro, opcional, permite uma elevação máxima de 3240 kg.

Apreciação
O Axos 3 sucede aos Claas Celtis e aos Axos 300, e mantém o perfil de um trator ligeiro, simples e versátil, com uma distância entre eixos de 2400 mm. Experimentámo-lo em campo, na operação de movimentação de fardos, equipado com um carregador frontal Claas FL100. Ficámos agradados com a sua manobrabilidade e com a rapidez de resposta hidráulica.

A Claas adopta a abertura de porta para a frente do trator, a um ângulo de 180 graus, com fixação nessa posição, o que significa que naquelas tarefas em que o operador necessita de entrar e sair da cabine amiúde, a porta fica aberta numa posição em que não ocupa espaço na lateral. Esta solução apela ao ADN dos tratores produzidos em Le Mans pela Renault Agriculture, e ao ADN dos primeiros Claas, centrando a vocação deste trator nas explorações leiteiras e na agricultura familiar.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos