Notícias

Produto

Claas Arion 470 passa com distinção nos testes DLG PowerMix

14/04/2023

Partilhe:

Com excelentes resultados nos testes de desempenho pedidos pela revista especializada Profi, o ágil quatro cilindros da Claas reforçou a sua posição no mercado como um dos tratores mais populares da sua classe: obteve um consumo específico de combustível de 270 g/kWh (mais 25 g/kWh AdBlue) no teste DLG PowerMix e 351 g/kWh (+ 32 g/kWh AdBlue) nos ciclos de transporte PowerMix, o Arion 470 Hexashift bateu novos recordes de eficiência e superou os testes de campo anteriores (edição Profi – abril 2023) em quase 3% e 16,1% respetivamente. 

Recorde de eficiência e potência
O centro de testes da DLG submeteu primeiro o Arion 470 a testes exaustivos de desempenho e consumo de combustível no teste de tomada de força com travão dinamométrico e no teste do dinamómetro de rolos. Os resultados iniciais do travão da TDF mostraram que o Arion 470 é verdadeiramente potente e eficiente ao mesmo tempo. Dos 155 cv, 144 estão disponíveis na tomada de força – um valor excelente.

O binário máximo é de 600 Nm, aumentando o binário em 34 por cento, o que é um resultado impressionante. O consumo do trator no ensaio da TDF com travão dinamométrico é de apenas 242 g/kWh (à velocidade nominal) ou 224 g/kWh (à potência máxima) de diesel mais 25 g/kWh de AdBlue cada – de acordo com a Profi estes são valores máximos. E o consumo no teste do dinamómetro de rolos é 270 g/kWh mais 21 g/kWh de AdBlue – o “milagre da economia” supera os valores médios dos testes DLG PowerMix, nos quais são simuladas várias operações de campo no banco de ensaios, quase 3% abaixo da média de todos os tratores testados até agora.

Os valores de trabalho pesado e semi-pesado com charruas e cultivadores são notáveis – aqui o Arion 470 consumiu cerca de 6% menos do que a média. Apesar da baixa relação potência/peso de apenas 37,51 kg/hp, o Arion 470 converte a elevada potência do motor em potência de tração de uma forma eficaz. Graças à excelente tração, alcança uma impressionante potência máxima de tração de 133,4cv, que é claramente superior a muitos tratores mais pesados nesta gama de potência.

16% de poupança de combustível no transporte
Por fim, e mais uma vez segundo o comunicado enviado pela Claas à imprensa, o Arion 470 provou ser ainda mais eficiente durante o transporte: o valor de consumo atingiu 351 g/kWh (mais 32 g/kWh AdBlue) a 40 km/h, significando 16,1% abaixo da média. O trator de teste foi equipado com a transmissão Hexashift de seis velocidades, atingindo uma velocidade máxima de 40 km/h com poupança de combustível a 1.660 rpm do motor.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos