Notícias

Tech

Claas adquire participação em start-up para fabricar robots de campo sustentáveis

18/05/2021

Partilhe:

A Claas anunciou ter adquirido uma participação minoritária na start-up holandesa AgXeed com o intuito de desenvolver uma cooperação conjunta para criar e comercializar máquinas agrícolas cada vez mais evoluídas e autónomas. Os responsáveis da fabricante alemã de máquinas agrícolas apostaram numa empresa que está a desenvolver protótipos avançados para utilização em campo dentro de alguns meses e, desta forma, este protocolo vem ao encontro das ambições da Claas: oferecer novas soluções tecnológicas aos agricultores e contribuir para uma agricultura mais desenvolvida e sustentável.

O primeiro resultado prático desta ligação está apontado para 2022: a AgXeed tem desenvolvido alguns protótipos de robots de campo com propulsão diesel-eléctrica até 156cv de potência e, com testes já em andamento, prepara-se para lançar no mercado em 2022 o AgBot: um robot de campo dotado de tecnologia avançada e preparado para minimizar o trabalho do agricultor, dada a gama de tarefas que pode realizar de forma autónoma em campos, pastagens e culturas especiais, preservando ainda a qualidade do solo.

"[Com esta ligação] a AgXeed beneficia da vasta experiência da CLAAS e da sua rede em várias áreas, como transferência de dados, interfaces e soluções de transmissão. Todos ficam a ganhar com esta conexão e este foi um dos motivos pelos quais decidimos investir nesta start-up, bem como o facto de as tecnologias específicas da AgXeed se encontrarem em avançado estado de desenvolvimento. É uma solução que oferece um valor acrescentado económico concreto aos agricultores e prestadores de serviços e, mais do que isso, estará disponível brevemente. Por outro lado, a nossa participação fornece à CLAAS acesso a tecnologias inovadoras num segmento de mercado que nos é familiar e que complementa a nossa própria experiência em autonomia e robótica", afirmou Thomas Böck, CEO do Grupo Claas. 

Já para Joris Hiddema, cofundador da AgXeed, este acordo foi fácil de alcançar por ambas as empresas estarem em sintonia quanto ao futuro da agricultura. "Esta cooperação reflete exatamente o que defendemos na AgXeed: estabelecer alianças voltadas para o futuro entre empresas inovadoras que procuram uma agricultura sustentável, onde os agricultores possam otimizar a produtividade, preservando o solo e o meio ambiente. E na Claas temos um parceiro que acredita e partilha das nossas ideias sobre o futuro da agricultura, trazendo as nossas soluções para os campos", concluiu.

 

Aproveite a nossa promoção e assine a revista por apenas 20€.
Válida até 15 de julho 2021.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos