Notícias

Floresta

Centro Pinus promove ciclo de webinars sobre Silvicultura de Pinheiro

09/03/2022

Partilhe:

O Centro Pinus vai promover um ciclo de webinars a partir desta 5ª feira, 10 de Março, com o tema “Silvicultura de pinheiro: fatores internacionais de sucesso”, iniciando com o Pinheiro-silvestre na Europa Central. Aproveitando a parceria feita com a União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), o Centro Pinus focou agora a atenção nas principais espécies de pinheiros com interesse produtivo, a nível mundial, depois do ciclo internacional dedicado ao pinheiro-bravo em novembro de 2020.

Além disso, a associação sem fins lucrativos que reúne os principais agentes da Fileira do Pinho contou com a ajuda de Teresa Fidalgo Fonseca, docente da UTAD e Coordenadora da Unidade de Silvicultura e Ecologia do Pinheiro e vai dar início ao ciclo de webinars esta 5ª feira, pelas 15 horas, com uma viagem virtual à Europa Central para estudar uma espécie de pinheiro originária da Eurásia: o Pinheiro-silvestre, também conhecido por Pinheiro-da-casquinha (Pinus silvestris).

Peter Spathelf, professor da Universidade para o Desenvolvimento Sustentável de Eberswalde (HNEE), é um dos co-promotores deste webinar e irá explicar as especificidades da gestão desta espécie de pinheiro na Europa Central. O foco principal será a produção de madeira, mas também serão abordados os produtos não lenhosos, os serviços do ecossistema, as principais ameaças e a adaptação da gestão florestal para uma maior resiliência no futuro.

Por destinar-se a uma audiência global, o Centro Pinus anunciou no comunicado de imprensa que o webinar será realizado em inglês, sem tradução. 

Este webinar destina-se a uma audiência global, pelo que será realizado em inglês sem tradução. Os interessados têm de aceder à plataforma Zoom e devem inscrever-se aqui.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos