Notícias

Notícia

CEMA e FAO reforçam parceria para impulsionar mecanização agrícola sustentável

05/11/2025

Partilhe:

Desde 2015, ambas as entidades têm trabalhado em conjunto para promover práticas agrícolas inclusivas, sustentáveis e inteligentes em termos climáticos, através de diálogo político, cooperação técnica e partilha de conhecimento.

O novo acordo alarga o âmbito da parceria, passando a integrar tecnologias digitais e inteligência artificial, com o objetivo de apoiar os agricultores no aumento da produtividade, redução de emissões e mitigação das limitações de mão de obra.

Segundo a diretora-geral adjunta da FAO, Beth Bechdol, “nesta nova fase da parceria, iremos não só continuar a promover a mecanização sustentável junto dos pequenos agricultores, mas também explorar o potencial da agricultura de precisão e digital, incluindo a inteligência artificial”.

A responsável sublinhou ainda que a FAO vai aproveitar a experiência técnica da CEMA e integrá-la na sua Estratégia de Ciência e Inovação, que inclui o desenvolvimento de diretrizes de segurança para drones e robôs agrícolas.

Ao longo da última década, a colaboração entre as duas organizações resultou em iniciativas como o lançamento do Framework for Sustainable Agricultural Mechanization for Africa (F-SAMA), a apresentação do documento de posição da CEMA sobre mecanização sustentável à Comissão Europeia e a realização da primeira exposição de maquinaria agrícola durante a Conferência Global da FAO sobre Mecanização Agrícola Sustentável, em 2023.

O vice-presidente da CEMA, Carlo Lambro, afirmou que esta parceria “reflete o forte compromisso da CEMA em promover uma agricultura sustentável através da inovação e da colaboração”.

Recorde-se que a CEMA representa cerca de 1300 fabricantes, através de 11 associações nacionais, produzindo mais de 450 tipos diferentes de máquinas, com um volume de negócios anual de cerca de 40 mil milhões de euros e 150 mil trabalhadores diretos.

Ambas as organizações anunciaram ainda que, nos próximos anos, irão intensificar a cooperação no terreno e o apoio a políticas baseadas em dados, reafirmando o objetivo comum de construir um futuro agrícola mais produtivo, resiliente e inteligente face ao clima.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos