Notícias

Floresta

Carregadora Volvo controlada remotamente através da rede 5G

23/03/2022

Partilhe:

Os testes decorrem no âmbito do projeto Remote Timber, que resulta de uma colaboração entre a Volvo CE (Volvo Construction Equipment) e diversas outras instituições. Na prática, uma carregadora de rodas Volvo L180 equipada com pinça, tem sido manobrada a centenas de Km de distância a partir de um simulador. A máquina encontra-se num terminal de logística da Suécia e dispõe de sensores e câmaras posicionados em pontos estratégicos.

Segundo a marca, a experiência tem permitido verificar que existe uma baixa latência na operação. O mesmo é dizer que existe uma mínima diferença de tempo entre as ordens dadas no simulador e as instruções recebidas e executadas pela máquina. A tele-operação de máquinas florestais pode permitir que, a partir de um único local, um operador manobre máquinas que estejam estacionadas em diferentes pontos, sem que tenha de fazer sucessivas deslocações ou permanecer longe de casa.

Existe ainda a expectativa de tornar estas tarefas mais seguras, uma vez que as pessoas permanecerão menos tempo em ambientes onde estão mais expostas a perigos. Tendo em conta que a movimentação de madeira se depara com situações muito diversas, um objetivo deste projeto é perceber quais são os requisitos identificados pelos operadores para que a tele-operação proporcione um trabalho eficiente e marcado pela precisão.

A movimentação de madeiras em pilha e a sua colocação na plataforma de um camião é uma operação demasiado complexa para ser feita autonomamente mas prevê-se que a tele-operação abra gradualmente a porta a alguns processos de automação.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos