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Bridgestone reforça aposta premium nas ceifeiras debulhadoras

12/07/2017

Telmo Montenegro, gestor de produto da Bridgestone Portugal

Mostrado aos clientes portugueses na AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, no início de Setembro, na Póvoa de Varzim, o pneu VT-Combine da Bridgestone, empresa líder em pneus e aplicações de borracha a nível mundial, segue o trilho da nova estratégia de consolidação das gamas premium para os pesados agrícolas, iniciada em 2014 com a introdução do VF-Tractor, para tractores de elevada potência. O VT-Combine, que deu os seus primeiros passos na última edição da Eima Internationaal, em Bolonha, foi uma das estrelas no certame poveiro, promovido pela Agros, já na 5ª edição, tendo atraído, em 2016, 140 expositores e 50 mil visitantes.

Para Telmo Montenegro, gestor de produto da Bridgestone Portugal para pneus agrícolas e de Engenharia Civil, “esta parceria tem como principal objetivo perpetuar a sólida relação de colaboração da marca com a maior cooperativa de leite do país, mas também dar a conhecer aos seus associados o leque de produtos premium que a Bridgestone oferece a este setor, e que inclui soluções em todas as etapas do processo, desde a produção do leite à transformação final nos respetivos derivados.”
A estratégia da Bridgestone para a área agrícola, de acordo com Telmo Montenegro, passa pelo “desenvolvimento de novos produtos, produtos VF, tanto para tratores como para ceifeiras, que são tendência no equipamento de origem, uma vez que as máquinas tendem a ser mais cada vez mais potentes e mais produtivas. Estamos aqui (na AgroSemana) com a marca Firestone (que faz parte do grupo japonês), mas sempre com o intuito de introduzir a Bridgestone, que é a nossa marca premium.”

A respeito de tendências de mercado, o gestor de produto admite que se possa assistir, nos anos mais próximos, “a uma convergência das referências /70 e /85, para /65 e pneus de baixa compactação e também para os rastos, porque os tratores estão a ficar maiores, os agricultores já perceberam que conseguem ter uma base de compactação menor, pois o pneu é mais largo e conseguem ter mais horas de uso, para além de maior segurança nos declives, maior estabilidade em estrada, maior capacidade de introduzir a potência no solo”.

 

Mais carga

A nova gama do pneu VT-Combine para ceifeiras debulhadoras pressupõe a utilização de tecnologia IF-CFO (para as operações cíclicas no terreno) nos rodados dianteiros, e a VF-CFO para os pneus traseiros, o que admitirá o aumento das cargas, respetivamente até 20 e 40% mais, mas à mesma pressão de enchimento, quando comparados com os pneus clássicos adaptados às mesmas operações cíclicas. Os pesos admissíveis poderão aumentar em 55% se comparados aos de baixa pressão clássicos. Para isso, os VT-Combine beneficiam de um novo e reforçado perfil do talão S-Line, que evitará descolamentos, assegurando a melhor tração.
Se a Bridgestone afiança que o novo produto é de maior durabilidade, também diz que os testes comprovaram velocidade de operação mais elevada, agora nos 15km/h, quando os pneus convencionais apenas suportam 10km/h. Tudo isto, com a área de pegada aumentada, compactando menos o solo, reduzindo o tempo de recuperação da fertilidade do mesmo.

A este propósito, Mark Sanders, director geral para a agricultura da Bridgestone Europa, explica o motivo de regozijo pelo aumento da velocidade de operação: “Durante a colheita, os agricultores e empresas prestadoras de serviços estão sob uma grande pressão para fazer as coisas de forma rápida e eficiente. Por isso mesmo, tudo foi testado até à exaustão, em três continentes, em três temporadas completas, e as respostas foram todas positivas. Com tanta capacidade de carga admissível e baixa pressão e com uma maior área de contacto do pneu, quando comparado com outros produtos standard, o Bridgestone VT-Combine permite aos agricultores, nas mais variadas condições de colheita, minimizar a compactação do solo. Ora, isto vai ter os melhores efeitos nas colheitas seguintes.”

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