Notícias

Tech

Aluguer de máquinas entre particulares

06/07/2017

Partilhe:

Agora, um conceito muito semelhante surgiu em Inglaterra, sob o nome Farm-r. A ideia é permitir que os agricultores ganhem algum dinheiro com as máquinas que têm paradas. Ou, visto de outra perspetiva, que poupem ao alugar um equipamento em vez de o comprar.

Há máquinas ou alfaias que são utilizadas só em períodos sazonais, mas pode acontecer que a sazonalidade de uma exploração não coincida com a de outras explorações, devido a características próprias do terreno ou devido ao sistema de cultivo que esteja a ser empregue. Nessas situações, a partilha de alfaias mediante um contrato de aluguer temporário pode ser vantajosa para ambas as partes envolvidas.
É um tipo de intermediação que se vem afirmando noutras áreas, como o imobiliário, onde o arrendamento de habitações entre particulares, por curtos períodos, e feito através de plataformas online, é já bastante comum.

Agora, este conceito de economia colaborativa, também chamado de economia de partilha, começa a chegar ao setor agrícola, com algumas diferenças de plataforma para plataforma. Considerando estes dois casos, enquanto o WeFarmUp apenas possibilita o aluguer de equipamentos, o Farm-r vai mais longe e dá a possibilidade de juntar a esse aluguer o serviço de um operador. Adicionamente, o Farm-r tem uma área dedicada aos prestadores de serviços, onde estes podem dar a conhecer o tipo de tarefas que estão em condições de levar a cabo, consoante o parque de máquinas que possuem, e onde os interessados podem contratar esses serviços.

Ainda que no ponto de partida os agricultores possam demonstrar alguma resistência em aderir a este tipo de partilha, é interessante ver que há novos conceitos de negócio a serem explorados, e que não é apenas na Europa que isso está a acontecer.

Na Nigéria e no Quénia está a ser implementada a plataforma Hello Tractor, que permite solicitar um serviço de máquinas agrícolas via App, e na Índia uma plataforma do mesmo género, a Trringo, destina-se ao mesmo fim, e conta com o envolvimento da marca de tratores Mahindra.

Site do fabricante

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos