Notícias

Pneus

BKT revela precauções a ter com a manutenção dos pneus

23/05/2022

Num comunicado enviado à imprensa, a BKT revelou as precauções que devem ser tomadas em conta para preservar as características inerentes aos pneus, sobretudo no que toca ao tipo de condução que é praticada. "Manter os pneus eficazes é essencial, não só do ponto de vista da segurança rodoviária, mas também para assegurar o melhor desempenho ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Podemos afirmar que existem alguns fatores abrangentes com impacto na resposta eficaz de um pneu, uma parte da operação específica realizada. Existem múltiplos elementos, sendo que os mais comuns são: carga e distribuição da carga, o baricentro do veículo, as condições da superfície da estrada durante o transporte, a rugosidade do terreno e a presença de objetos que possam levar ao desgaste prematuro dos pneus, isto sem esquecer as condições climáticas de funcionamento.", pode ler-se no referido comunicado.

Além dos fatores já referidos, existem depois os subjetivos: fatores que serão "atribuídos ao ao comportamento de condução e aos hábitos do operador, que afetam direta ou indiretamente o desempenho e durabilidade dos pneus": "São eles o estilo de condução, que tem certamente um impacto no ciclo de vida de um pneu, um aspeto que é por vezes subestimado pelos empresários e gestores de frota. Assim sendo, é importante conhecer algumas precauções a tomar ao conduzir um veículo. Estas destinam-se, em primeiro lugar, a garantir a segurança, mas sem esquecer que a otimização do desempenho dos pneus conduz a custos operacionais menores para a empresa."

Lembrando que é fundamental que "os pneus estejam sempre em boas condições", "a equipa técnica da BKT descobriu uma série de boas práticas a adotar para um estilo de condução correto e consciencioso que valoriza as suas características."

Verificação regular da pressão dos pneus

Prevenir é, por isso, um caminho mais apropriado. "É importante lembrar que a monitorização regular dos valores de pressão dos pneus é essencial. Se a pressão é demasiado baixa, ou pelo contrário demasiado alta, não só tem um impacto negativo no consumo de combustível, como também acarreta vários riscos, tais como deformação da lona de carcaça e o aumento do risco potencial de rebentamento do pneu. Este último evento coloca a segurança do utilizador num sério risco", explicam os especialistas da BKT, não deixando de alertar para a necessidade de uma condução defensiva: "O estilo de condução torna-se ainda mais determinante para a segurança rodoviária, se um trator rebocar um reboque agrícola, especialmente na presença de peças giratórias.  E existe o risco de o peso da carga fazer o condutor perder o controlo com velocidades demasiado elevadas ou travagens extremas. Além disso, os protetores das paredes laterais que batem contra os passeios levam ao desgaste prematuro dos pneus, para além de um grande risco de furos, resultando na imobilização do veículo."

Em jeito de conclusão, a BKT aponta a necessidade de o condutor fazer boas escolhas e recorrer à ajuda dos peritos, se for caso disso. "Um desempenho ótimo dos pneus começa com a escolha precisa do produto certo. Um pneu perfeito depende do tipo de equipamento, peso, aplicação, terreno e hábitos de funcionamento. Além disso, os revendedores e peritos da BKT estão sempre disponíveis para darem dicas preciosas a cada cliente com base no uso específico do pneu", explicam.

Pesquisa

Vídeos mais vistos