Notícias

Pneus

BKT recomenda que não se utilize água nos pneus agrícolas

24/11/2022

Partilhe:

“Cada trator é inspecionado e homologado apenas com pneus cheios de ar. São estas as condições que servem de base ao cálculo das forças de inércia e à transmissão de vibrações, especialmente na estrada. Se os pneus forem lastrados com água, especialmente em tratores de alta potência que circulam a velocidades que podem ultrapassar 50/60 km/h, todos os parâmetros de segurança relativos à dinâmica de condução – tais como mudanças de faixa, curvas de subviragem e sobreviragem, etc. – e à transmissão de vibrações, são completamente desvirtuados e isso pode efeitos negativos na dinâmica de condução."

A BKT desaconselha esta prática, não só porque tende a afetar a segurança, mas também devido às características dos próprios pneus.
 
“Os pneus de última geração, por exemplo, incluem pneus VF (flexão muito alta) que permitem à maquinaria agrícola transportar cargas mais pesadas com uma menor pressão. A tecnologia VF foi também concebida para oferecer maior tração e evitar o deslizamento dos pneus. Encher os pneus com água é uma prática proibida para estes produtos. Se enchidos com água, os pneus ficam muito mais rígidos e o desempenho é comprometido. A flutuação, uma característica específica dos pneus VF, deixará de ser possível, perdendo-se a principal vantagem de utilizar estes produtos”, referiu a BKT, em comunicado.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos