Notícias

Pneus

BKT oferece soluções de pneus que garantem maior silêncio no desempenho das suas funções

17/03/2022

Partilhe:

A BKT oferece dois pneus, o Agrimax V-Flecto e o Ridemax IT 697 (M + S), destinados a diferentes aplicações e ideais para quem procura pneus que garantam menor emissão de ruído, além de um desempenho de alta qualidade.

"Por que é que alguns pneus são mais silenciosos do que outros? O ruído é o resultado da relação entre pneu e trator, especialmente no que diz respeito aos fenómenos de ressonância que amplificam a emissão acústica a determinadas frequências. Isto normalmente ocorre no caso de movimentos a alta velocidade, devido a efeitos de ressonância com o habitáculo ou algumas partes do próprio trator. No entanto, num futuro em que existirá um número crescente de veículos agrícolas elétricos e máquinas equipadas com motores silenciosos, será importante escolher os pneus certos para minimizar os ruídos incómodos", pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.

Eis as características dos pneus que a BKT entende como "os mais silenciosos" que pode disponibilizar no mercado.

Agrimax V-Flecto

  • Caracteriza-se por uma geometria diferente nos blocos;
  • Graças à tecnologia VF, a qual permite maximizar as cargas sem mudar a pressão do pneu;
  • Pode transportar 40% mais peso do que um pneu padrão do mesmo tamanho e com a mesma jante recomendada;
  • É adequado para todas as operações no campo que requerem baixa compactação do solo;
  • Várias medições do som no habitáculo e de quando o veículo passa (através de um teste de passagem) demonstraram uma clara melhoria na emissão de ruído, a diferentes velocidades de condução, em comparação com um pneu padrão do mesmo tamanho;
  • Adequado para aplicações de tratamento do terreno e de transporte graças à compactação reduzida e qualidades de autolimpeza.

Refira-se que este pneu recebeu recentemente uma distinção nos Prémios Hevea, tendo sido considerado o "Melhor Pneu Agrícola", atribuído pela revista Europneus. Luís Aniceto, gerente da S. José Pneus, importador da BKT em Portugal não escondeu o contentamento pelo prémio, visto como "o fruto de 10 anos do trabalho de importação, divulgação e implantação da marca BKT no difícil mercado de Espanha."

Ridemax IT 697 (M+S)

  • Está equipado com um piso que foi desenvolvido a partir de um desenho de estrada, onde as características de capacidade de condução e conforto são fundamentais;
  • Criado para satisfazer as necessidades do transporte rodoviário, manutenção dos espaços verdes e operações de limpeza de ruas;
  • O seu ponto forte é o padrão de origem industrial, com um piso que permite um desgaste regular, resistência baixa ao rolamento e excelente estabilidade;
  • Faz parte da gama Ridemax, desenvolvida para garantir estabilidade a alta velocidade, suportar cargas pesadas para reduzir os ciclos de transporte e diminuindo a resistência ao rolamento, tornando assim o consumo de combustível mais baixo.
  • Produto para todas as estações do ano, graças ao composto específico do piso, em combinação com as incisões nos blocos (o chamado desenho lamelar), garantindo uma melhor aderência em estrada com neve, durante a utilização no inverno.

Pese embora estas indicações, a BKT recorda que estas "não são soluções universais" e que "para escolher o pneu certo, é importante contactar um especialista que possa apoiar o utilizador na seleção da solução ideal tendo em conta, para além do silêncio do produto, o tipo de aplicação e maquinaria, o desempenho esperado, o tipo de solo, bem como outros fatores chave para uma utilização eficiente."

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos