Notícias

Feiras e Eventos

Balanço: Feira Nacional de Agricultura, cada vez mais internacional

01/08/2018

Partilhe:

Entre 2 a 10 de junho, a Feira deu a conhecer algumas das mais avançadas tecnologias e novidades para a produção agrícola, terminando com um balanço positivo na participação de expositores e área ocupada pelas empresas que marcaram presença no evento para divulgação de produtos e serviços.

De acordo com a organização, este ano “a Feira afirmou-se, uma vez mais, como o principal evento deste mercado e a grande montra do sector agrícola em Portugal para satisfação dos expositores e dos visitantes.”

FNA 18 na agenda política

A Feira Nacional de Agricultura marcou a agenda política da agricultura nacional e internacional com a presença de individualidades como: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; o Primeiro Ministro, António Costa; o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan; o Comissário Europeu para a Ciência, Investigação e Inovação, Carlos Moedas; o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos; ou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, entre outros.

A presença destes responsáveis, a par de vários líderes partidários e alguns eurodeputados, foi uma demonstração clara da preocupação e interesse de várias entidades para com o setor e um voto de confiança na capacidade dos agricultores portugueses.

Destaque para a participação dom Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, que apresentou as linhas gerais das mais recentes propostas da Política Agrícola Comum. Por sua vez, o Primeiro Ministro, António Costa, disse que poderá contribuir mais para o orçamento comunitário, desde que não se coloque em causa as necessidades de Portugal e a redução do défice.

Exposições, concursos, gastronomia e mais

Durante o evento, esteve patente uma Exposição de Maquinaria Agrícola, com as principais marcas do mercado. Houve ainda espaço para as inúmeras conferências inseridas no ciclo Conversas de Agricultura. Ao todo, a FNA foi palco de 38 ações entre congressos, seminários e encontros, a que assistiram mais de 6.100 pessoas.

A feira voltou a colocar em destaque os produtos premiados nos vários Concursos Nacionais que decorreram no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de novembro de 2017 a maio de 2018. Foram mais de 2 dezenas de concursos para produtos como azeite, vinho, enchido, queijos, doçaria e mais.

O Salão Prazer de Provar reuniu algumas das maiores empresas do país que atuam ramo agroalimentar e proporcionou aos visitantes um programa recheado de “Ações de Cozinha ao Vivo” desde a abertura até ao fecho das portas. A área da gastronomia consolidou-se assim como uma das vertentes mais apreciadas da Feira Nacional de Agricultura, entre restaurantes de carnes de raças autóctones, tasquinhas e expositores regionais, a oferta foi variada.

A Feira Nacional de Agricultura foi palco de uma assinalável mostra pecuária. Diferentes raças autóctones bovinas nacionais e exóticas, equinos das principais coudelarias do país, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos, ovinos e galinhas poedeiras estiveram diariamente em exposição. Foram várias as competições e concursos neste setor.

O balanço final

Durante 9 dias a 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo foi o centro das atenções da agricultura nacional, com uma presença alargada de expositores, representando quase todo o sector e apresentando simultaneamente características tradicionais e festivas, que fazem desta feira um acontecimento único no país.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos