Notícias

Segurança

Automóveis e tratores vão comunicar via WiFi em prol da segurança rodoviária

24/05/2019

Partilhe:

Segundo a diretiva europeia já existente (2010/40/UE), mas agora complementada, foi dado um passo importante para promover a mobilidade inteligente e melhorar a segurança rodoviária, na medida em que automóveis e máquinas agrícolas passarão a comunicar, através de protocolo WiFi, naquelas vias.

Estudos e ensaios realizados nesse sentido demonstraram que o padrão WiFi funciona e pode ser implantado para garantir comunicação perfeita entre os veículos. Aquele padrão servirá como ferramenta para evitar acidentes entre os usuários das vias, particularmente as que são pouco ou mal iluminadas.

Um projeto-piloto realizado pelo Instituto de Padronização, em outubro de 2018, demonstrou que a comunicação do carro com o trator é possível. Segundo aquele ensaio, o trator envia o aviso da sua presença na estrada para o carro que também ali circula, podendo o condutor agir em conformidade.

Tanto o CEMA, associação europeia da indústria de maquinaria agrícola, como a AEF, associação da indústria eletrónica agrícola,  apoiam a iniciativa da Comissão Europeia pelo uso do WiFi na comunicação entre veículos.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos