Notícias

Iniciativas

Associação para a promoção da Pastorícia organiza curso para pastores

03/02/2023

Partilhe:

A necessidade de uma renovação geracional na criação de ovinos e caprinos e especialmente no interior do nosso país levou a Silvestre - Associação para a promoção da Pastorícia a criar o primeiro Curso de Pastorícia de Ovinos e Caprinos em Évora.

Numa parceria desenvolvida com o Instituto do Emprego e Formação Profissional - que colabora, organizando a parte pedagógica e a contratando formadores profissionais -, a Associação contratará os formadores não profissionais que dominam os temas que serão lecionados nas aulas práticas: tosquiadores, treino de cães pastores ou maneio em exploração pecuária.

"Queremos dar valor ao Pastor do Séc.XXI, ajudado no seu trabalho pelas novas tecnologias, as quais contribuem para alcançar independência financeira com a criação de rebanhos. É este facto que será o argumento mais importante para incentivar a população mais jovem (sobretudo)  a instalar-se no interior do país. Somos um grupo de profissionais de vários sectores de actividade e ligados ao mundo rural, motivados para o valorizar a todos os níveis. Nós, e os nossos futuros pastores, não podemos deixar de solicitar apoio neste nosso projecto. Sob a forma de patrocínio, donativo e/ou tornando-se nosso Associado, vamos juntos 'semear' pastores", pode ler-se no comunicado emitido no site e enviado à imprensa.

Os cursos terão a duração de seis meses, pois o objetivo da Silvestre - Associação sem fins lucrativos sediada em Alcáçovas - é "dar rápido acesso a um negócio cada vez mais rentável e suprir a inexistência de formação no mesmo, sem recurso a licenciaturas universitárias nem formações profissionais de duas mil horas." 

Para a realização do Curso serão necessários 12 formandos e a Associação já conta com 7 inscritos. No cartaz acima pode ver o email para onde deve enviar a sua candidatura, no caso de haver interesse nesta formação.

 

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos