Notícias

Mercados

Alemanha. Indústria de máquinas agrícolas com crescimento recorde de 14%

30/08/2018

“Atualmente estamos a trabalhar num ambiente de mercado muito favorável. Em média, as fábricas estarão a funcionar em plena capacidade nos próximos três meses. Isso representa um pico muito superior ao valor habitual em agosto”, afirma o diretor administrativo da VDMA, Bernd Scherer.

O clima extremamente seco das últimas semanas parece ainda não ter afetado as vendas de máquinas agrícolas na Alemanha e na Europa. “Nos próximos meses, no entanto, é provável que os novos pedidos diminuam um pouco”, acrescenta Scherer.

Forte desenvolvimento na Zona Euro

O aumento no primeiro semestre deve-se, em grande parte, à evolução dinâmica dos mercados na Zona Euro. O mercado alemão continua em posição de liderança, com as vendas resultantes de negócios com parceiros locais a aumentarem 19% nos dois primeiros trimestres, atingindo € 1,4 mil milhões.

Da mesma forma, quase todos os países da Zona Euro registaram bons resultados. França, o mercado de exportação mais importante para a indústria, regista números impressionantes depois de um ano difícil. “Como os agricultores franceses quase não foram afetados pela seca, agora estão a beneficiar particularmente dos preços favoráveis ??dos cereais", explica Scherer.

Também os negócios internacionais aumentaram bastante desde o início do ano. “O fato de a taxa de câmbio do euro ter caído notavelmente é, sem dúvida, uma vantagem para as nossas exportações”, diz Scherer.

Queda ligeira a Leste

Depois de um forte aumento no ano passado nos principais mercados da Europa de Leste, a indústria tem agora de lidar com algumas baixas.

No primeiro semestre de 2018, foram exportadas para a Rússia e Ucrânia máquinas agrícolas e tratores no valor de cerca de 400 milhões de euros. Com o baixo preço dos cereais a fazer-se sentir, as máquinas de colheita foram especialmente afetadas pelas quedas.

A indústria alemã de fabricantes está preocupada com a política protecionista do governo russo. Os agricultores russos procuram processos de modernização, mas são repetidamente travados. “De momento, os regulamentos de localização para a produção de tratores estão muito apertados”, segundo Scherer. Estão a ser preparadas regras detalhadas em que, por exemplo, a proporção de criação de valor local é definida para cada etapa do processo.

Otimismo cauteloso

Embora o VDMA Business Climate Index, que é baseado numa pesquisa representativa dos principais gestores da indústria europeia de máquinas agrícolas, tenha recentemente caído um pouco, ainda está num nível muito alto.

A VDMA espera um bom resultado para a indústria para todo o ano de 2018. “A carteira de pedidos existente garante a certeza de vendas nos próximos meses. No entanto, esta almofada irá gradualmente diminuir no final do ano”, explica Scherer em comunicado.

Pesquisa

Publicidade


Vídeos mais vistos

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER
SIGA-NOS
Rua Nelson Pereira Neves, Lj 1 e 2
2670-338 Loures - Portugal
abolsamia@abolsamia.pt
T (+ 351) 219 830 130
abolsamia, 2018 © Todos os direitos reservados | Avisos Legais | Política de privacidade