Notícias

45 anos como referência no setor agrícola

27/05/2025

Partilhe:

Site - tm.parts/

O caminho começou na viragem da década de 80, quando um grupo de empreendedores ligados ao ramo automóvel conseguiu perceber as necessidades de uma região de minifúndio e onde não havia qualquer casa de peças para tratores.

Foi assim que, no dia 6 de maio de 1980, nascia, num modesto espaço de 120 m2, em Maximinos, a TRACTORMINHO, empresa que procurava preencher uma lacuna na região, quanto à oferta de peças e acessórios para tratores e máquinas agrícolas.

Destacando-se, desde o início, pela proximidade, conhecimento técnico e visão a longo prazo, o sucesso foi imediato e a necessidade de crescer não demorou a fazer-se sentir. Acabando por materializar-se em 1997, com a mudança para umas novas instalações em Ferreiros e, já em 2006, com a instalação da TRACTORMINHO num moderno edifício em Sequeira, Braga, com mais de 2.000 m2. Local, onde, de resto e ainda hoje, mantém a sua sede, serviços administrativos e o armazém central.

Uma empresa local a liderar o mercado global
Presente num mercado em que a concorrência tem vindo a tornar-se cada vez mais feroz, resultado, também, da ação de multinacionais, com estruturas gigantescas e estratégias comerciais agressivas, a TRACTORMINHO tem conseguido afirmar-se entre players com dimensão e armas de maior capacidade, resultado de uma abordagem claramente diferente e diferenciadora.

Imperturbável nos princípios que desde sempre procurou afirmar e que passam pela simplicidade nos processos, atenção personalizada ao cliente e soluções adaptadas a cada contexto, a TRACTORMINHO conquistou altos índices de fidelização, resultado da relação de confiança que soube construir com os seus clientes, para os quais este é um aspecto tão importante quanto o preço.

“Muitas vezes os clientes experimentam outras alternativas, mas voltam sempre. Sabem que aqui têm um parceiro presente, que resolve”, recorda a direção da TRACTORMINHO.

A inevitabilidade da Internacionalização
A liderar em Portugal, a TRACTORMINHO deu início à sua internacionalização em 2009, com a criação da Makipeças. Empresa apontada ao mercado angolano, com o objectivo de levar o mesmo modelo de proximidade e know-how a um país com enorme potencial agrícola.

Dez anos depois e aproveitando o encerramento da Vapormatic em Espanha, a TRACTORMINHO fundou, no país vizinho, a TracMotors Recambios Agrícolas SL, como forma de reforçar a sua posição ibérica. Inicialmente, com foco nas peças John Deere, mas hoje em dia já com uma atuação multimarca.

Em 2020, a TRACTORMINHO criou a sua marca própria, TMPARTS, com o propósito de oferecer um portefólio de peças de qualidade a preços competitivos, que passou a disponibilizar nos mercados onde está presente.

Já em 2021, em plena pandemia de COVID-19, o grupo avançou com a fusão das empresas Tractorminho, Auto Portucalense e Tracmotors - Parts and Technical Components, Lda., como forma de consolidar operações, reduzir custos e alinhar estratégias sob uma única marca. Reestruturação a que se seguiu, em 2022, a entrada na GPagro e que permitiu reforçar a presença numa região fortemente agrícola, através de uma perspectiva de descentralização, com foco, em particular, nas peças das marcas SDF e CNH.

O futuro
Hoje em dia com novas linhas de produto em desenvolvimento, para marcas como a SDF e John Deere, além de peças para tratores e maquinaria de obras públicas asiáticos, mais vidros de cabina, a TRACTORMINHO prepara-se para continuar a surpreender o mercado e o setor, com o apoio de uma equipa jovem, dinâmica e tecnicamente preparada. E que não esquece a fórmula que permitiu à empresa crescer e evoluir ao longo destes 45 anos: confiança, proximidade e atenção ao detalhe.
Argumentos que também fazem da TRACTORMINHO muito mais do que uma empresa de peças.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos