Notícias

Feiras e Eventos

“24 Horas de Agricultura Syngenta” promove na Universidade do Algarve as boas práticas agrícolas

25/03/2019

Partilhe:

Este evento simula situações reais e do dia-a-dia, desafiando os conhecimentos, competências técnicas e colaborativas dos participantes para encontrar soluções e respostas a necessidades agronómicas, preparando-os para a vida profissional.

Os cerca de 150 estudantes de Agronomia e ciências afins que vão disputar esta competição formativa, inédita na Europa, contam com  o apadrinhamento da Syngenta, que participa ativamente na preparação e avaliação das provas da competição.

A Cotesi, um dos patrocinadores principais da competição, sempre com uma preocupação social e de integração entre os ambientes escolar e profissional, reconhece a importância do sector hortofrutícola de região Algarvia, razão pela qual marca presença no evento, que decorrerá sob orientação científica e pedagógica da Associação Portuguesa de Horticultura.

Este ano, o mote é a ‘Agricultura Circular’, propondo aos participantes aumentar o seu conhecimento sobre este tópico, contribuir para o contacto direto com projectos e empresas que colocam em prática a circularidade da economia aplicada à agricultura e incentivar o desenvolvimento de modelos de negócio que ligam estas duas áreas.

Primando pela manutenção de uma relação de proximidade com os agricultores, quer sejam estes viticultores, produtores de uva de mesa, citrinos, pequenos frutos ou das mais recentes culturas subtropicais, como o abacate, a Cotesi acredita que a revitalização e dinamização da atividade agrícola nesta zona tem vindo a tornar-se uma mais-valia para a economia do Algarve e do país em geral, permitindo a produção de fruta de grande qualidade e confiança. Um dos melhores e mais emblemáticos exemplos é a laranja do Algarve.

As provas da competição ensinam aos estudantes as boas práticas agrícolas, nomeadamente na aplicação eficaz e manuseamento seguro dos produtos fitofarmacêuticos. Este ano estão a ser preparadas novas provas no âmbito da Agricultura Circular, como a preservação da saúde dos solos, através da agricultura de conservação e o incremento de espécies polinizadoras e fauna auxiliar benéfica para as culturas através da instalação de margens multifuncionais nos campos agrícolas.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos