Notícias

Feiras e Eventos

1ª Conferência Abolsamia reúne mais de 100 agricultores

22/03/2023

Partilhe:

Com o objetivo de capacitar os produtores e empresários agro-pecuários em resiliência financeira e ambiental, perante as flutuações do mercado e das condições edafoclimáticas, a primeira Conferência abolsamia, realizada nos dias 10 e 11 de março na Quinta da Lagoalva de Cima, abordou temas como:

  • Os mais recentes  avanços em tecnologias  de sementeira direta.
     
  • Como utilizar culturas de cobertura multiespécies, antes e durante a época da cultura comercial, através de técnicas como “oversowing”.
     
  • Como implementar sistemas de produção com culturas múltiplas como o “intercropping” e o “relay cropping”, que permitem aumentar a rentabilidade  por hectare.
     
  • Sob o tema da Nutrição Integrada de Solos e Culturas, debate sobre técnicas como as análises laboratoriais avançadas de solo, análises foliares e de seiva, otimização das aplicações foliares e ao solo de fertilizantes, corretivos e inoculantes biológicos procurando perceber quais os fatores limitantes e as sequências de ação adequadas.

 

Testemunhos de quem marcou presença

Maria Antónia Pinheiro Torres (Casa Agrícola Ribeira da Pestana, Lda)
"O primeiro dia da Conferência correu muito bem, o Ademir tem muito para contar e, da parte da manhã, como queria passar tanto conhecimento adotou um ritmo muito acelerado, passou muita informação. Mas, já no campo, temperou isso muito bem porque falou-se de coisas muito práticas e os participantes fizeram muitas perguntas o que proporcionou um equilíbrio bom. O conjunto do dia foi muito bom, a organização esteve impecável, tudo a tempo, gostei bastante.

Creio que esta Conferência era imprescindível. Este tema, que é provavelmente o mais importante da agricultura, o solo, tem sido um dos mais descurados pelos agricultores e, muitas vezes, até desconhecido. Somos muito preocupados com as plantas que colocamos, com os animais que temos e não havia consciência total de que tudo começa no solo. Se não houver solo, não há vida e se não houver solo, não há nada. Eu diria que se pudesse dar um conselho a alguém que esteja neste meio é que conheça o mais possível o seu solo e trabalhe o mais possível a saúde do seu solo."

 

Francisco Pessoa (Adega Mayor, SA)
"Esta iniciativa foi fundamental para todos pois não há dúvidas de que o solo é a base de toda a agricultura e tem sido esquecido neste mundo. Por isso, virem aqui especialistas de gabarito mundial a Portugal é um privilégio para todos nós, que deve ser aproveitado. Acima de tudo foi uma inspiração enorme. O professor Ademir falou em sonhar e na casa que represento, o sonho é a base de todo o trabalho e, por isso, é uma esperança e uma prova que nos mostraram de que é possível trabalhar com a natureza. Porque, muitas vezes, tentamos e não é fácil mas esteve aqui a prova viva do professor de que é possível consegui-lo."

 

 

 

João Valente (Valecereal SA)

"Creio que foi largada aqui uma semente neste tipo de abordagem, com o convidado principal, o professor Ademir Calegari, que é o percursor de uma nova abordagem ao solo. Eu não gosto de rotular a agricultura mas esta preocupação que o professor trouxe aqui, sobre determinadas formas de abordar o solo, vem abrir uma revolução agrícola que é necessária. Além disso, ele é um orador extraordinário, que apresenta uma componente técnica muito forte, uma 'metralhadora' de dados técnicos comprovados e isso traz credibilidade.

É uma iniciativa brilhante, espero que não seja a única, que haja mais pois faz-nos falta este tipo de iniciativas. Com a nova PAC e as adversidades que sentimos nas culturas que fazíamos, o que apredemos aqui é uma ajuda e facilita-nos o caminho. Dá-nos novas janelas de abertura para abordarmos a forma como vamos fazer agricultura ou, diria antes, agir com o solo, o ecossistema e tudo o que o envolve."

 

João Banza (Agrovale Longo SA)
"Estivemos aqui a obter conhecimento e o saber não ocupa lugar, como se costuma dizer. Gostamos muito de aprender, de trocar ideias, ainda para mais sobre uma inovação, a microbiologia. Como estamos a entrar também nas sementeiras diretas, que no milho já fazemos há 4/5 anos e queremos agora adquirir um semeador novo para fazer trigo, cevada e as tais culturas de cobertura em cima do milho, é muito bom ouvirmos os especialistas pois faz-nos muita falta ver outros horizontes, gostei muito.

As duas partes (teórica e prática) complementam-se. Como diz o professor brasileiro, só a teoria não chega, ele também gosta de estar também no campo. A conjugação da teoria e da prática ajuda-nos a desenvolver. Deveria haver mais iniciativas deste género, com bons técnicos e com tempo pois, muitas vezes dá-se formação mas é tudo a correr, uma hora, duas e vamos embora. Aqui tivemos tempo de ouvir de manhã, almoçámos e trocámos ideias, depois fomos ao campo à tarde e voltámos a discutir ideias e agora podemos debater ainda dúvidas que tenhamos. Estas iniciativas são excelentes."

 

João Carlos Grave (Casa Santos Lima - Companhia das Vinhas SA)
"É de louvar estas iniciativas. Para nós é contagiante ver o professor Ademir a falar com uma paixão enorme de um tema que cada vez tem mostrado ser a solução para vários problemas que a agricultura tem apresentado, relacionados com a saúde do solo e é sempre óptimo partilhar experiências com profissionais, colegas da área, foi óptimo ouvir o testemunho do Sérgio Nicolau, e também de Alan Evans... pelo que foi um dia muito enriquecedor em experiências.

Creio que podem haver mais Conferências com outros temas mas também penso que este tema dos enrelvamentos biodiversos pode ser uma solução para grande parte dos problemas que temos no solo. Deve ser um tema a explorar a fundo e só temos a agradecer mais iniciativas deste género."

 

André Brito (Fertiprado)
"É óptimo haver iniciativas como estas, continuem a falar do que a Fertiprado anda a apregoar há muitos anos, do conceito da biodiversidade, e que é necessário cada vez mais cuidarmos dos nossos solos, da nossa vida. É muito bom ver pessoas experientes do outro lado do Mundo com os mesmos resultados que vimos aqui. Quanto mais vida tivermos, mais vida criamos. É óptimo ouvirmos coisas diferentes e uma agricultura diferente para criarmos vida.

Foi boa esta agregação de diferentes áreas, é muito bom podermos ver exemplos práticos, como foi o caso do Sérgio Nicolau na sua apresentação. Trouxe ideias, trouxe experimentação e necessitamos todos de nos ajudarmos uns aos outros de forma a criarmos um conhecimento o mais forte possível para que possamos seguir neste caminho todos juntos. Esta Conferência tinha, logo à partida, tudo para ser merecedor da aposta da Fertiprado porque estas são as temáticas que a Fertiprado desenvolve desde a sua criação. Por isso, devemos apoiar tudo aquilo que nos apoie também."

 

Leonardo Collier (Vera Cruz Almonds)

"A decisão de organizar este evento foi muito bem tomada porque neste evento conseguimos unir pessoas de diferentes formações e trocar experiências. Há sempre a expectativa de trocar ideias mas nestes eventos a partilha é superior a isso, e as organizações responsáveis por este tipo de ações não conseguem fazer isto no quotidiano. As necessidades da agricultura estão a mudar a uma velocidade muito grande e eventos como este ajudam a trazer novas ideias e suscitam a procura por novos trabalhos entre agricultores, consultores, pesquisadores e professores.

A parte motivacional foi muito importante: foi possível mostrar às pessoas que conseguem alcançar resultados, mesmo considerando as diferenças que possam existir entre países. Há alternativas em Portugal para melhorar as práticas agrícolas em busca da produtividade e fazer frente aos problemas que ocorrem em virtude das alterações climáticas e da necessidade de poupança de recursos naturais, como a água, temperatura, gases ou matéria orgânica do solo. O Ademir é uma pessoa empolgada e transmite essa adrenalina. Sai daqui um espírito de futuras parcerias e só isso já ajuda. Seria óptimo ter mais iniciativas deste género."

 

Manuel Machadinha (Nogam)

"Gostava de vos felicitar pela organização do evento, eventos como este acrescentam muito ao setor. Esta discussão de ideias, partilha de informação e todo o aporte técnico que foi discutido aqui com os agricultores é um grande benefício para o setor. O que levamos daqui é que, cada vez mais, o solo é a nossa fábrica, onde produzimos alimentos e devemos fazê-lo de forma diferente e mais sustentável. Perceber esta dinâmica entre crovercrops, os pomares e o aporte que a microbiologia do solo nos pode dar, é fundamental para o setor.

Cada um dos oradores trouxe a sua visão e o seu caso prático. Porque muitas vezes podemos ter um aporte dado por uma Universidade ou outra instituição mas se isto não for transposto para a vida do dia-a-dia, o nosso quotidiano, de nada nos serve. Cada aporte que cada um destes cientistas e produtores nos trouxeram, pode acrescentar muito."

 

Marie Bartz (Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento Idanha-a-Nova)

"A importância deste tipo de Conferência é imensurável. Falamos de um tipo de sensibilização que eu procuro também fazer aqui em Portugal que é mostrar aos agricultores a necessidade de alimentar e proteger o solo com as culturas de cobertura que o Calegari trouxe. Eu sou suspeita pois sempre fui uma defensora incontestável do cuidado e conservação do solo devido à história da minha família. Creio que foi aqui dado um pontapé de saída para uma reação em cadeia, para que todos vejam a importância desta temática, de forma a podermos fazer crescer este tema em Portugal.

Nas discussões, apesar de a visão ser holística, há vários pontos que estão alinhados. Cada um pode falar pontualmente mas deve ser feito para que os agricultores possam perceber a importância deste tema. Espero que esta Conferência seja a primeira de várias que virão no futuro."

 

Sérgio Nicolau (Viticultor e orador)
"Este tipo de iniciativas é importantíssimo. Devemos, cada vez mais, olhar para as culturas não como monoculturas mas como culturas num sistema multidiverso, e trabalhar mais com a natureza que é o que as plantas fizeram a vida toda durante milhões de anos. Há que trabalhar com microbiologia, diversidade e nutrição para termos alimentos cada vez mais saudáveis. É importante passar a mensagem aos agricultores para que estes comecem a olhar para as culturas deles inseridas num ecossistema e que lhes trará mais insetos, melhora o ciclo da água e do carbono, tudo isso.

O Ademir Calegari é uma das referências mundiais no que toca ao sistema de sementeira direta, agricultura de conservação e tem sido uma pessoa com impacto em milhões de hectares de terra a nível mundial e acaba por influenciar muita gente. Com certeza traz muita credibilidade a Portugal, onde já há mais gente a olhar para este tipo de trabalho na agricultura."

 

Vasco Abreu (Nutriprado)
"Falar com uma pessoa como Ademir Calegari é impressionante. O que é importante para Portugal é que o professor traz novas ideias e novos pensamentos aos agricultores, mostra-lhes como devemos tratar dos nossos solos. Poder discutir com ele pessoalmente e tirar dúvidas é fora de série. O Ademir sabe aquilo que diz e faz e conseguiu mostrar a muitos agricultores que aqui estiveram nesta conferência.

Nós nunca pensámos alguma vez não usar herbicidas no terreno e ele mostrou-nos que é possível. A nível de organização, tudo o que seja falar em sala e depois sair para o campo é uma mais-valia muito grande. É impressionante como é que, já com as feiras agrícolas que nós temos, nós podermos falar dentro um anfiteatro e depois experimentarmos a parte prática. Estamos agradecidos por esta iniciativa e creio que muitos nem se aperceberam pela mais-valia que foi a presença do Professor Ademir em Portugal. Foi uma organização excecional, estão de parabéns."

 

João Coimbra (Quinta da Cholda, SA)

"Vim extremamente surpreendido pela positiva, não tinha a expectativa muito alta porque não conhecia o principal orador. O assunto interessava-me imenso, sobre o qual não há muito conhecimento e cada vez que  queremos evoluir um bocadinho estamos ainda muito ligados ao conceito da agricultura convencional, a agricultura que fizemos toda a vida. Pelo que esta inovação biológica que foi trazida ali com toda a capacidade de usar a natureza é uma coisa que eu procuro no meu modelo de negócios mas onde a formação é sempre muito dificultada porque a maioria das empresas que tomam a dianteira nesse tipo de opções é outro tipo de agricultores. Menos profissionais, mais agricultura de conservação de pequena escala ou de nicho de mercado com culturas regenerativas, biológicas.

Este modelo de evento, em que podemos conversar entre todos, é muito diferente daquele formato de conferência tradicional, onde cada qual faz uma apresentação e depois cada um vai à sua vida. Este formato não é usual em Portugal mas é muito mais interessante. Não foi só o professor Ademir que se destacou mas sim também a A2, empresa de análises de solo, que nos trouxe ideias muito interessantes para a própria valorização da saúde do solo e, depois, a Lagoalva, com os seus equipamentos e modernidades na agricultura de conservação que já faz há muitos anos. Foi uma Conferência extraordinária, dou os parabéns à abolsamia por esta fantástica oportunidade que nos proporcionou."
 

 

 

Para além das apresentações em sala e dos ensaios de campo orientados por Ademir Calegari (foto acima), intervieram também Abílio Pereira, técnico agrícola da Lagoalva, consultor dos laboratórios de análises de solos Brookside (marca representada em Portugal pela Lagoalva Equipamentos), Sérgio Nicolau, dos vinhos Família Nicolau (Torres Vedras), 5ª geração de agricultores, Alan Evans (A2 Análises Químicas), PhD BSc (Hons) Chemistry e Especialista nas ciências do solo e suas componentes, e, por vídeo-conferência, Gabriela Cruz, presidente da APOSOLO-Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo.

Veja aqui a reportagem fotográfica dos dois dias do evento e não perca a cobertura total da 1ª Conferência abolsamia na próxima edição da sua Revista.

Assine já: https://bit.ly/3Z57SSw

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos