Notícias

Empresas

A agricultura evoluiu, só você é que não viu

28/03/2024

Partilhe:

No âmbito da iniciativa B-RURAL, um painel de convidados especialistas em disciplinas diversas da área da comunicação refletiu e debateu a importância de informar e esclarecer a opinião pública sobre a realidade efetiva da atividade agrícola e florestal - atividades de importância singular, dado o seu papel na coesão territorial, e no fornecimento de alimentos e matérias-primas.

Ao longo dos últimos anos houve um fluxo migratório de zonas rurais para zonas urbanas. Este fenómeno não afeta apenas o desenvolvimento, sócio económico do país, mas também a sua agenda política e mediática. Atualmente, quase 90% da população portuguesa habita em zonas urbanas. A falta de expressão das zonas rurais na agenda, resulta numa escassez de informação. É rara a presença das zonas rurais no discurso público ou jornalístico e, quando acontece, este surge de forma reativa e descontextualizada, gerando desconhecimento e perceções erradas.

O B-RURAL, iniciativa cofinanciada pela Comissão Europeia e promovida pela Consulai, visa fortalecer a presença das zonas rurais na agenda pública, tornando-a contextualizada e proativa, e corrigindo perceções erradas. No encontro dedicado aos desafios e soluções de comunicar a agricultura, Luís Mira da Silva, sócio da CONSULAI, moderou uma mesa-redonda, que contou com a intervenção de Joana Petiz, diretora do Jornal Novo, Manuel Soares de Oliveira, diretor da Mosca Publicidade, e Daniela Santiago, editora da RTP.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos