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Viroc: Mecanizar vinhas centenárias

20/12/2023

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Na Quinta do Junco, Pinhão, António Magalhães, diretor técnico da Fladgate, holding da qual faz parte a Taylor’s, contou como a arquitetura da paisagem do Douro e preocupação com a sustentabilidade, ambiental e económica, conduziram à aquisição do Viroc.

Como combater a erosão aumentando a produção
“Uma das nossas maiores e mais antigas preocupações é a erosão, que ganha ainda maior importância por fazermos viticultura de montanha. Assim, logo em 2001/2002, trouxemos uma inovação para o Douro na arquitetura da paisagem: a construção dos patamares, guiados por laser, de maneira a ter uma inclinação longitudinal de 3%, para escoamento das chuvas torrenciais. Nessa altura, surge o modelo de vinha em patamar estreito, que nos satisfazia sob o ponto de vista ambiental, mas não sob o ponto de vista económico pois não tinha a densidade de plantação suficiente face a uma inclinação normal das vinhas do Douro. No fundo, precisávamos de aumentar a nossa capacidade de plantação por hectare. Os nossos patamares estreitos de um bardo, tinham essa limitação e, nessa altura, só conseguíamos construir sebes de 2,1m de largura de patamar. Em 2014, avançámos então para a construção de patamares de 1,5m conseguindo adaptar o solo em 36,5%. Ficámos satisfeitos.”



Mecanizar patamares cada vez mais estreitos
“No entanto, continuávamos a ter de resolver o problema da impossibilidade de mecanização de algumas das nossas vinhas e da necessidade de substituição dos tratores que possuíamos desde a época de 80. Assim, entre 2014 e 2022, levámos a cabo um processo de prospeção de fabricantes de máquinas oriundos de zonas da Europa, nomeadamente o Norte de Itália e Suíça, que enfrentassem desafios semelhantes aos nossos mesmos. Definimos três linhas orientadoras na nossa pesquisa: 

• Eficiência na manutenção da terra de montanha.

• Eficiência no trabalho mecânico.

• Segurança do operador da máquina.

Concluímos o processo de prospeção com uma lista composta por quatro equipamentos de quatro fabricantes diferentes. No final, após um longo processo de testagem, optámos pelo Viroc."

A The Fladgate Partnership é a holding que possui negócios no vinho do Porto, turismo e distribuição. A empresa fundadora do grupo é a Taylor’s, que data de 1692. Em Agosto último foi anunciada a incursão também nos vinhos de mesa, tendo sido adquiridas três quintas: uma no Minho, outra no Dão e outra na Bairrada.

DESENHADO PARA AS VINHAS DO DOURO
Após mais de dois anos de testes, no Douro e em Itália, os responsáveis da Taylor’s concluíram que o Viroc era o equipamento certo. “Chegámos à conclusão de que este era o modelo ideal para corresponder às questões que nos preocupavam. Uma máquina que se adapta à vinha e não o contrário. Só assim pode dar resultado na montanha”, explicou o diretor técnico António Magalhães.

Versatilidade e segurança
O Viroc está disponível em duas versões, uma de 60 e outra de 75 cv (motor Hatz), e pesa 1.270kg. Bastante estreito mas confortável — a largura mínima são 90cm, mas pode chegar aos 115cm consoante os pneus montados — é bastante estável (o ângulo de bloqueio das rodas de 35º garante contacto permanente com o solo. Tem um ângulo de viragem de 82º com um raio de viragem de 1m devido ao sistema articulado. “É realmente muito versátil. Apenas com um jogo de rodas de 90cm, podemos jogar com outras larguras de rodas conforme a nossa conveniência. Outra grande vantagem, é que sendo um trator de rodas, tem uma matrícula, podendo circular na via pública”, explicou António Magalhães. O Viroc atinge uma velocidade máxima de 20km/h. A cabine pressurizada e certificada para categoria 4, gira 180° e a coluna de direção é ajustável em altura e ângulo. “Os operadores sentiram de imediato a segurança que lhes dá o Viroc”, recordou o diretor técnico. O veículo é controlado através de um joystick multifuncional. Existem três pontos para acoplamento de alfaias: frontal, traseiro e ventral.

Em relação a alfaias, a marca disponibiliza todos os implementos essenciais para a viticultura, como um pulverizador de precisão, triturador e desladroador descentráveis, despampanadeira, prépodadora (também descentráveis), ou porta-paletes. Está ainda disponível um kit aplicável ao terceiro ponto do Viroc que permite utilizar alfaias não fabricadas pela marca. “Os patamares têm taludes com desnivelamento em terra e há mais de vinte anos que nós abandonámos a limpeza química dos taludes. O Viroc é agora a nossa máquina para a limpeza dos taludes. Adquirimos também o pulverizador inteligente e a caixa de carga, todos eles adaptados ao Viroc”, referiu António Magalhães.

Sobre uma possível frota de Virocs, o diretor técnico não colocou a hipótese de parte. “Uma máquina só, não dará conta do recado. Neste momento, temos a quantidade de vinhas suficientes para um Viroc. No entanto, a nossa área total é de 410 ha e apenas metade está mecanizada.”

"A recetividade que a máquina tem tido junto dos clientes tem sido bastante boa, como atesta a venda desta primeira máquina e a um cliente tão importante como a Taylor’s. O Viroc foi especialmente construído para trabalhar em vinhas como as do Douro e, portanto, acreditamos que iremos vender outras no futuro. Temos que enaltecer o bom trabalho que a Tractoponte tem feito em Portugal."
Marcos Federer (Responsável da Viroc)

TRACTOPONTE, MAIOR E MAIS ESPECIALIZADA
A entrega do Viroc foi o culminar de um processo longo e trabalhoso, que contou com visitas ao estrangeiro e demonstrações em Portugal. Ao mesmo tempo, a Tractoponte, que centra a sua atividade no concelho de Aguiar de Beira com clientes de Norte a Sul, duplicou o número de colaboradores em pouco mais de um ano, fruto de um modelo de gestão que proporciona a satisfação das necessidades dos clientes. Agostinho Frias, Diretor Comercial da Tractoponte, ambiciona que esta venda seja “a primeira de muitas.”

Importadora de marcas como a Viroc, Vitrac , Orizzonti , Lochmann, entre muitas outras, a Tractoponte é também concessionária dos tratores Antonio Carraro, Kubota e Solis. “Aplico muito do meu tempo na procura das melhores soluções em maquinaria especializada. A satisfação dos clientes é, e será sempre, o nosso foco”, confessou Agostinho Frias. “Ainda recentemente visitei uma feira em Itália, de máquinas especializadas para vinhas e pomares, e oficializámos mais uma representação através da Tractoponte para Portugal: a Bertoni, máquinas para tratamentos com recuperadores de calda”.

A Bertoni é uma adição ao portfólio da empresa, que se tem vindo a apetrechar com máquinas que preencham as necessidades dos viticultores do Douro. O Viroc é uma das nossas imagens de marca. Desde 2020 que criámos sinergias para que esta máquina ofereça uma capacidade de eficiência produtiva com características únicas no mercado. Para apresentar as suas mais-valias a casas vinícolas da região, a Tractoponte organizou quatro demonstrações no terreno no mês de setembro, como a revista Abolsamia reportou na edição 137.“É um produto que foi desenhado para as vinhas do Douro, em patamares estreitos (micro-patamares). Esta venda à Taylor’s dá-nos confiança para o futuro. Agora queremos vender mais e estamos certos de que esta será a primeira de muitas...” 

A Tractoponte tem vindo a reforçar qualitativamente os seus quadros, apostando no serviço pós-venda, quer na assistência permanente quer no acompanhamento dos clientes. “Vender é importante para nós, mas nunca podemos descurar a satisfação do cliente, e estarmos dotados de uma boa assistência é uma forma de o fidelizar”, explicou Agostinho Frias. “Uma das medidas adotadas para aumentar as qualidades dos nossos técnicos é a formação contínua. “Os nossos mecânicos acabaram de receber mais uma formação no âmbito do Viroc/Vitrac, em Itália, de forma a estarem preparados para corresponder às exigências”, exemplificou o responsável.

A Tractoponte é uma empresa com mais de 25 anos de experiência no comércio e exportação de máquinas agrícolas. Sediada em Ponte do Abade, Aguiar da Beira, destaca-se pelo trabalho nas áreas da fruticultura e da viticultura.

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