Notícias

Empresas

TOMIX, 100 Anos de uma história de paixão e inovação

22/05/2024

Partilhe:

A TOMIX, situada em Torres Vedras, tem uma história rica que remonta à fundação da Casa Damião, em 1924, por Francisco Xavier Damião. Inicialmente uma modesta oficina de latoaria, a empresa cresceu graças ao empenho de Francisco e ao apoio da família, especialmente dos seus filhos. Enfrentando desafios como a Primeira Guerra Mundial e a pandemia de 1919, Francisco persistiu na sua jornada, expandindo os negócios para o centro de Torres Vedras.

Com o passar dos anos, a Casa Damião evoluiu para além da latoaria, tornando-se numa indústria metalomecânica. A introdução de uma fundição artesanal e a fabricação de peças para pulverizadores impulsionaram esse crescimento. Os filhos de Francisco, Francisco Paulo e António Pedro desempenharam papéis essenciais, complementando-se com os seus conhecimentos nas áreas comercial e técnica. José Joaquim, o filho mais velho, fez um trabalho importante de campo com demonstrações e formação técnica aos operadores e a filha, Maria Armanda, deu o seu contributo para a organização interna, administrativa e financeira da empresa.

Uma mudança crucial ocorreu em 1958, quando a empresa se transferiu para novas instalações na Rua Cândido dos Reis. Nesta nova “casa”, a TOMIX continuou a inovar, introduzindo equipamentos como esmagadores de uvas e bombas de trasfega. No entanto, o momento chave que ditou o futuro da empresa foi a introdução do atomizador motorizado, revolucionando o tratamento de doenças das plantas.

A inovação no ADN da TOMIX

A Casa Damião afirmou-se definitivamente no setor agrícola graças a um importante equipamento destinado à fitopatologia (tratamento de doenças das plantas): o atomizador (ou pulverizador de dorso) motorizado. Estas máquinas vieram substituir os pulverizadores manuais, que eram menos eficientes e muito cansativos, principalmente para os agricultores com vinhas maiores. Uma inovação que proporcionou um melhor tratamento e reduziu drasticamente o tempo despendido com esta operação.
Esta versão motorizada começou a aparecer no mercado no início dos anos 60. Vinha da Alemanha (Estugarda) e era da marca Solo. Era constituída por um chassis, um depósito para o produto e um ventilador acoplado a um pequeno motor a dois tempos (Ilo de 35 cm3).

Inspirada no cowboy Tom Mix (um ator de western de grande sucesso na era do cinema mudo norte-americano) a Casa Damião lançou o atomizador TOMIX, apresentando-o como o herói capaz de eliminar todas as pragas agrícolas.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos